Dumbo: filme original foi marcado por greve e acusações de comunismo
O filme original de “Dumbo”, que estreou em 1941, foi marcado por turbulências durante o ano em que foi lançado, tendo greve organizada pelos animadores e até mesmo acusações de comunismo. A trama é um dos maiores clássicos produzidos pela Disney, tendo um faturamento de bilheteria que salvou a empresa nos anos 40.
Tudo começou quando os animadores da época organizaram o sindicado chamado de SCG (Screen Cartoonists Guild), onde os trabalhadores da Disney tinham acabado de ganhar notoriedade com o sucesso de “Branca de Neve e os Sete Anões”, que aconteceu em 1937. Eles brigavam por melhores condições de trabalho, pois, na empresa, uns ganhavam 300 dólares por semana e outros apenas 12, fazendo o mesmo tempo de trabalho.
Em 1941, ano em que Dumbo foi lançado, a Disney passava por uma crise financeira e precisava de um projeto com orçamento reduzido e animações feitas de maneira mais simples, como foi o que fizeram com o longa do elefante de grandes orelhas. Em meio a isso, a Disney provocou em um comunicado o pedido de melhores condições de seus trabalhadores. Leia:
“Vocês nunca conseguirão nada se ficarem sentados esperando alguém lhes dar privilégios. Se vocês não estão progredindo no estúdio, parem de reclamar e façam algo a respeito”.
Após isso, como resposta, os animadores da empresa resolveram fazer uma greve, que foi tida como ação comunista e não como reivindicação trabalhista justa. No fim das contas, após 5 semanas, a greve terminou com a demissão por justa causa de corte de gastos pela empresa.
O filme “Dumbo” foi lançado no último trimestre de 1941, meses após a greve, e conseguiu reerguer a Disney com a bilheteria de mais de 10 milhões de dólares, mesmo com baixo orçamento, história simples e duração de tela mais curta entre todas as produções da empresa. Essa foi a primeira passagem entre as cinco do filme nos cinemas.
Sinopse de “Dumbo”
“Dumbo” conta a seguinte história em sua sinopse oficial:
“Dumbo é um bebê elefante de um circo que nasceu com orelhas enormes. Após ser ridicularizado por seu grupo de amigos, ele se transforma na principal atração de seu circo quando descobre que, usando suas orelhas, é capaz de fazer o que nenhum outro elefante consegue: voar.”