Conforme o ano avança, a ansiedade aumenta para a indústria do cinema. Isso porque faltam menos de 3 meses para o anúncio dos finalistas do Oscar 2025, que terão a chance de concorrer a um dos troféus mais cobiçados do audiovisual na 97ª cerimônia de premiação.
E com o lançamento do mais recente filme do cineasta Edward Berger, a categoria de Melhor Roteiro Adaptado parece ter escolhido seu novo favorito. Baseado no romance homônimo de 2016 do escritor Robert Harris, o filme Conclave ocupa a 1ª posição entre os palpites de especialistas.
O roteiro do longa foi escrito por Peter Straughan, que já foi indicado ao Oscar em 2011 pelo roteiro de O Espião Que Sabia Demais. Além disso, ele também ganhou um BAFTA pelo mesmo filme, o que mostra o potencial de desenvolver histórias de alto nível.
Mas apesar do potencial, ainda é muito cedo para saber se, de fato, Conclave tem chances de arrecadar o prêmio. Vale destacar que a produção pode disputar com filmes como o elogiadíssimo drama Sing Sing e o épico de ficção científica Duna: Parte 2, tornando sua jornada bem complicada.
Mais sobre Conclave: trama, elenco e data de estreia do filme
Após a morte do Papa por conta de um ataque cardíaco, o Colégio dos Cardeais se reúne para escolher um substituto. E todo processo está sendo supervisionado pelo cardeal Thomas Lawrence, que constantemente entra em conflito com seus colegas ambiciosos.
Existem quatro principais candidatos, mas grande parte deles são cheios de defeitos, apesar de serem os favoritos de outros cardeais. Mas conforme as eleições para escolher o próximo chefe visível da Igreja Católica se desenrolam, o suspense toma conta do Vaticano.
O elenco do filme conta com nomes como Ralph Fiennes, Stanley Tucci, John Lithgow, Carlos Diehz, Sergio Castellito, Isabella Rossellini, Lucian Msamati, Brían F. O’Byrne, Merab Ninidze, entre outros. No Brasil, Conclave chega aos cinemas no dia 23 de janeiro. Assista ao trailer: