Dirigido por Jeferson De e escrito por Luiz Antônio, o filme Doutor Gama chamou a atenção por conta de sua narrativa, que tem foco na luta abolicionista no Brasil. Mas além disso, o longa acompanha a história de Luís Gama, um advogado que teve um papel fundamental na abolição da escravidão na vida real.
Nascido em Salvador, na Bahia, no dia 21 de junho de 1830, Luís Gonzaga Pinto da Gama se tornou uma figura fundamental para a história do Brasil. Embora tenha sido vendido como escravo aos 10 anos de idade por conta de uma dívida de seu pai, Gama fez de tudo para ter acesso à educação.
Apesar de ter permanecido analfabeto até os 17 anos, Gama se dedicou aos estudos assim que pode e, após se tornar autodidata em direito, conquistou judicialmente a própria liberdade. Porém, este era apenas o início de sua luta, uma vez que ele utilizaria seus conhecimentos para a atuar na advocacia em prol dos cativos.
Considerado “o maior abolicionista do Brasil”, Gama foi o bacharel responsável pela libertação de mais de 500 escravizados nos tribunais. Infelizmente, ele veio a falecer aos 52 anos, no dia 24 de agosto de 1882. Mas mesmo tendo morrido cerca de seis anos antes da abolição da escravidão, seus esforços nunca foram esquecidos.
Mais sobre Doutor Gama: trama, elenco e onde assistir o filme
Nascido de mãe negra livre e pai branco, Luís Gama foi vendido como escravo ainda jovem, mas sempre batalhou para se alfabetizar. Quando cresceu, ele conseguiu conquistar sua liberdade através dos tribunais, e com isso decide embarcar em uma jornada pela libertação de outros escravos.
Dedicando seus conhecimentos para se tornar um dos mais respeitados advogados de sua época, Gama lutou nos tribunais para garantir a liberdade de seus semelhantes. E sua luta inspirou todo o país através de seus ideais, textos e discursos.
O elenco do filme conta com nomes como César Mello, Ângelo Fernandes, Pedro Guilherme, Mariana Nunes, Samira Carvalho, Isabél Zuaa, entre outros. Doutor Gama está disponível no catálogo do Globoplay. Assista ao trailer: