Um dos grandes clássicos escritos por Jorge Amado é Dona Flor e Seus Dois Maridos. O livro foi publicado pela primeira vez em 1966 e, desde então, acumula versões no cinema, televisão e teatro. O texto tornou-se tão famoso que até uma novela mexicana surgiu em 2019.
Embora o enredo seja sempre o mesmo, suas adaptações possuem peculiaridades. Após o grande sucesso do filme de 1976, a Rede Globo decidiu fazer uma minissérie em 1998, estrelando Giulia Gam, Edson Celulari e Marcos Nanini, com Guel Arraes na produção.
Em 2008, surgiu também uma peça teatral que percorreu o Brasil. Já em 2019, o canal mexicano Las Estrellas lançou Doña Flor y sus dos maridos, primeira adaptação internacional direta da obra – em 1982, estreou nos Estados Unidos o longa Meu Adorável Fantasma. Porém, seus dois grandes carros-chefes aconteceram no cinema.
Dona Flor e Seus Dois Maridos no Cinema
Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)
Em 1976, Bruno Barreto dirigiu Dona Flor e Seus Dois Maridos, estrelando Sônia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça. O longa conta a clássica história da protagonista viúva que, após seu segundo casamento, passa a ser visitada pelo fantasma de Vadinho, seu primeiro marido.
O filme foi por 34 anos recordista de público entre o cinema brasileiro levando mais 10 milhões de espectadores aos cinemas – sendo ultrapassado em 2010 por Tropa de Elite 2.
Dona Flor e Seus Dois Maridos (2017)
De maneira similar, Dona Flor e Seus Maridos ganhou um remake em 2017, com Juliana Paes assumindo o papel principal. Marcelo Faria e Leandro Hassum interpretam Vadinho e Teodoro, respectivamente, os dois maridos de Dona Flor. Confira o trailer abaixo.