No dia 3 de novembro, a HBO Max disponibilizou a série documental com quatro episódios sobre o trágico acidente aéreo com o time da Chapecoense em 2016. Intitulado “Dossiê Chapecó: O Jogo Por Trás da Tragédia”, a produção trouxe entrevistas com sobreviventes, viúvas, e pessoas próximas que perderam entes queridos e que estão há até hoje esperando por justiça.
Na minissérie, a produção também contou com a presença dos jornalistas esportivos Juca Kfouri e Alex Sabino, o ex-jogador Romário, além de Ricardo Albacete, fundador da companhia aérea Lamia, e Marcos Rocha, ex-piloto e proprietário da empresa.
Na madrugada do dia 29 de novembro de 2016, o avião que transportava a delegação da Chapecoense rumo à Colômbia, para disputar a final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional fez um pouso forçado na região de Antióquia, mas não conseguiu evitar que uma tragédia acontecesse.
O voo LaMia 2933, que levava 77 pessoas a bordo, incluindo os jogadores, equipe técnica, diretoria do clube e jornalistas, caiu matando 71 pessoas e somente seis sobreviverem, sendo eles os jogadores Alan Ruschel, Hélio Neto e Jakson Follmann, além do jornalista Rafael Henzel, que faleceu em 2019 após um infarto.
Mais detalhes do documentário Dossiê Chapecó
Na época que houve o acidente, o Brasil acordou com a triste notícia que comoveu o mundo do esporte e até mesmo aqueles que não acompanhavam futebol. Diante da importância do documentário, a minissérie foi indicada ao International Emmy Awards 2023, concorrendo na categoria de Melhor Documentário.
O prêmio é um dos mais importantes da indústria do entretenimento, concedido pela Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas, que busca reconhecer as melhores produções feitas fora dos Estados Unidos.