Nesta semana, o lendário quadrinista Stan Lee completaria 100 anos se estivesse vivo, e aproveitando o centenário, a Marvel Studios e o Disney+ anunciaram o lançamento de um documentário sobre Lee, para 2023. Um dos profissionais mais importantes da indústria, o primeiro teaser foi lançado na quarta-feira (28), no dia do aniversário de Lee, com trechos do ex-diretor em participações de filmes.
O quadrinista tinha o costume de fazer pequenas aparições em suas criações cinematográficas, e sobre o documentário, ainda não divulgado data de estreia e sinopse de como será a homenagem. Ao que tudo indica, a produção será disponibilizada na plataforma da Disney+.
História de Stan Lee
Uma das principais mentes por trás da criação da Marvel, Stanley Martin Lieber, nasceu em 28 de dezembro de 1922 e faleceu em 12 de novembro de 2012. Lee começou sua carreira escrevendo obituários em jornais, no subúrbio de Nova York. Vindo de uma família de baixa renda, era uma criança que gostava de escrever e tinha o sonho de se tornar romancista.
Começou no mundo dos quadrinhos, quando se tornou assistente na editora Timely Comics, no qual criou seus primeiros quadrinhos. Futuramente a revista se tornou Marvel, onde Lee cresceu e foi escritor, editor, publicitário, produtor, se tornando diretor e empresário. O quadrinista atemporal também foi responsável por co-criar cerca de 100 personagens, além de ter dado vida ao Homem-Aranha, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Doutor Estranho, Quarteto Fantástico, Demolidor, Pantera Negra, Vingadores e X-Men.
O diretor também foi pioneiro em criar o Universo Cinematográfico da Marvel (MCU), criando uma ligação entre os universos dos personagens e o multiverso, com várias versões às vezes do mesmo personagem. Hoje, a Marvel fatura bilhões de dólares em filmes da MCU, onde interagem, criando um núcleo dinâmico.