Documentário sobre o caso de Daniella Perez da HBO Max é premiado
Na última quarta (23), aconteceu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para homenagear as principais produções do audiovisual brasileiro. “Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez” (2022) venceu a categoria de Melhor Série Documental Brasileira. A série da HBO Max concorria contra:
- “Em Casa Com os Gil” (1ª temporada)
- “Lei da Selva – A História do Jogo do Bicho” (1ª temporada)
- “O Caso Celso Daniel” (1ª temporada)
- “PCC – Poder Secreto” (1ª temporada)
Ao longo de cinco episódios, a série dirigida por Guto Barra (“Modo Mãe”) e Tatiana Issa (“A Superfantástica História do Balão”) relata a repercussão do assassinato de Daniella Perez. A atriz foi morta por seu colega de elenco Guilherme de Pádua em um crime que chocou o país nos anos 90.
Confira todos os vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (via Folha de São Paulo):
Melhor longa-metragem de ficção
- “A Viagem de Pedro”
- “Eduardo e Mônica”
- “Marte Um”
- “Medida Provisória”
- “Paloma”
Melhor documentário em longa-metragem
- “A Jangada de Welles”
- “Amigo Secreto”
- “Clarice Lispector – A Descoberta do Mundo”
- “Kobra Auto-Retrato”
- “O Presidente Improvável”
Melhor longa-metragem de ficção pelo voto popular
- “Bem-Vinda a Quixeramobim”
- “Jesus Kid”
- “O Clube dos Anjos”
- “Papai é Pop”
- “Vale Night”
Melhor longa-metragem infantil
- “Alice dos Anjos”
- “Alice no Mundo da Internet”
- “DPA 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”
- “Pequenos Guerreiros”
- “Pluft, o Fantasminha”
Melhor longa-metragem de animação
- “Além da Lenda – O Filme”
- “Meu Amigãozão – O Filme”
- “Meu Tio José”
- “Tarsilinha”
- “Tromba Trem – O Filme”
Melhor direção
- Gabriel Martins, por “Marte Um”
- Laís Bodanzky, por “A Viagem de Pedro”
- Marcelo Gomes, por “Paloma”
- René Sampaio, por “Eduardo e Mônica”
- Rosane Svartman, por “Pluft, o Fantasminha”
Melhor primeira direção de longa-metragem
- Angelo Defanti, por “O Clube dos Anjos”
- Bruno Torres, por “A Espera de Liz”
- Caio Blat, por “O Debate”
- Carolina Markowicz, por “Carvão”
- Lázaro Ramos, por “Medida Provisória”
Melhor atriz
- Alice Braga, por “Eduardo e Mônica”
- Andréa Beltrão, por “Ela e Eu”
- Dira Paes, por “Pureza”
- Kika Sena, por “Paloma”
- Marcélia Cartaxo, por “A Mãe”
Melhor ator
- Alfred Enoch, por “Medida Provisória”
- Antonio Pitanga, por “Casa de Antiguidades”
- Carlos Francisco, por “Marte Um”
- Cauã Reymond, por “A Viagem de Pedro”
- Gabriel Leone, por “Eduardo e Mônica”
Melhor atriz coadjuvante
- Adriana Esteves, por “Medida Provisória”
- Camila Márdila, por “Carvão”
- Camilla Damião, por “Marte Um”
- Drica Moraes, por “As Verdades”
- Helena Ignez, por “A Mãe”
Melhor ator coadjuvante
- André Abujamra, por “O Clube dos Anjos”
- Augusto Madeira, por “O Clube dos Anjos”
- Cícero Lucas, por “Marte Um”
- Emicida, por “Medida Provisória”
- Flávio Bauraqui, por “Medida Provisória”
Melhor fotografia
- Adrian Teijido, por “Medida Provisória”
- Felipe Reinheimer, por “Pureza”
- Gustavo Hadba, por “Eduardo e Mônica”
- Leonardo Feliciano, por “Marte Um”
- Pedro J. Marquez, por “A Viagem de Pedro”
- Pepe Mendes, por “Carvão”
Melhor roteiro original
- Bruno Torres e Simone Iliescu, por “A Espera de Liz”
- Carolina Markowicz, por “Carvão”
- Gabriel Martins, por “Marte Um”
- Laís Bodanzky, por “A Viagem de Pedro”
- Marcelo Gomes, Armando Praça
- Gustavo Campos, por “Paloma”
Melhor roteiro adaptado
- Aly Muritiba, por “Jesus Kid”
- Angelo Defanti, por “O Clube dos Anjos”
- Jorge Furtado e Guel Arraes, por “O Debate”
- Lusa Silvestre, Lázaro Ramos, Elísio Lopes Jr. e Aldri Anunciação, por “Medida Provisória”
- Matheus Souza, Claudia Souto, Jessica Candal e Michele Frantz, por “Eduardo e Mônica”
Melhor direção de arte
- Adrian Cooper, por “A Viagem de Pedro”
- Fernanda Carlucci, por “O Clube dos Anjos”
- Marcos Pedroso, por “Paloma”
- Rimenna Procópio, por “Marte Um”
- Tiago Marques, por “Eduardo e Mônica”
- Tiago Marques, por “Medida Provisória”
Melhor figurino
- Alex Brollo, por “Medida Provisória”
- Gabi Campos, por “Paloma”
- Marina Sandim, por “Marte Um”
- Marjorie Gueller, Joana Porto e Patrícia Dória, por “A Viagem de Pedro”
- Valeria Stefani, por “Eduardo e Mônica”
Melhor maquiagem
- Adriano Manques, por “Medida Provisória”
- Amanda Mirage, por “O Clube dos Anjos”
- Auri Mota, por “Eduardo e Mônica”
- Donna Meirelles, por “Paloma”
- Mari Figueiredo e Cacá Zech, por “Pluft, o Fantasminha”
- Tayce Vale e Blue, por “A Viagem de Pedro”
Melhores efeitos visuais
- “A Viagem de Pedro”
- “Marte Um”
- “Jesus Kid”
- “A Espera de Liz”
- “Medida Provisória”
- “Pluft, o Fantasminha”
Melhor montagem
- Diana Vasconcellos, por “Medida Provisória”
- Eduardo Gripa, por “A Viagem de Pedro”
- Livia Arbex, por “O Clube dos Anjos”
- Marcelo Moraes, por “Pureza”
- Thiago Ricarte e Gabriel Martins, por “Marte Um”
Melhor som
- “Pluft, o Fantasminha”
- “A Espera de Liz”
- “Alemão 2”
- “Medida Provisória”
- “Marte Um”
Melhor trilha sonora
- André Abujamra, por “O Clube dos Anjos”
- Daniel Simitan, por “Marte Um”
- Nelson Soares e Marcos Moreira, por “Paloma”
- Pedro Guedes, Fabiano Krieger e Lucas Marcier, por “Eduardo & Mônica”
- Plínio Profeta, Rincon Sapiência e Kiko De Sousa, por “Medida Provisória”
Melhor filme ibero-americano
- “1976” (Chile e Argentina)
- “Argentina, 1985” (Argentina)
- “As Bestas” (Espanha)
- “La Jauría” (Colômbia)
- “Restos do Vento” (Portugal)
Melhor filme internacional
- “1982” (Líbano)
- “A Mulher Rei” (EUA)
- “Avatar: O Caminho da Água” (EUA)
- “Boa Sorte, Leo Grande” (Reino Unido)
- “Elvis” (EUA)
- “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” (EUA)
- “Top Gun: Maverick” (EUA)
Melhor curta-metragem de animação
- “A Menina Atrás do Espelho”
- “Em Busca da Terra-Música Prometida”
- “Meu Nome é Maalum”
- “Nonna”
- “O Senhor do Trem”
Melhor documentário em curta-metragem
- “A Última Praga de Mojica”
- “Carta Para Glauber”
- “Peixes Não se Afogam”
- “Território Pequi”
- “Trópico de Capricórnio”
Melhor curta-metragem de ficção
- “Ainda Restarão Robôs nas Ruas do Interior Profundo”
- “Big Bang”
- “Fantasma Neon”
- “Infantaria”
- “Sobre Amizade e Bicicletas”
- “Último Domingo”
Melhor série brasileira de animação
- “Cordélicos” (1ª temporada)
- “O Show da Luna” (7ª temporada)
- “Passagens da Independência” (1ª temporada)
- “Vamos Brincar com a Turma da Mônica” (1ª temporada)
Melhor série documental brasileira
- “Em Casa Com os Gil” (1ª temporada)
- “Lei da Selva – A História do Jogo do Bicho” (1ª temporada)
- “O Caso Celso Daniel” (1ª temporada)
- “Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez”
- “PCC – Poder Secreto” (1ª temporada)
Melhor série brasileira de ficção
- “Bom Dia, Verônica” (2ª temporada)
- “Manhãs de Setembro” (2ª temporada)
- “Rota 66 – A Polícia que Mata” (1ª temporada)
- “Sob Pressão” (5ª temporada)
- “Turma da Mônica – A Série” (1ª temporada)
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