Parte famosa da Cordilheira do Himalaia, o Monte Everest é a montanha de maior altitude da Terra, e escalá-lo está entre os maiores desafios da humanidade. Mas quando esta complicada tarefa consegue ser executada diversas vezes, logicamente este é um feito extremamente impressionante.
Mas esta foi uma realidade vivida por Lhakpa Sherpa, uma mãe solteira do Nepal, que decidiu encarar a perigosa escalada para garantir um futuro melhor para suas filhas. E sua impressionante história foi contada pela cineasta Lucy Walker, no segundo documentário sobre o Everest de sua carreira.
Rainha do Everest: No Topo com Lhakpa Sherpa estreou esta semana no catálogo da Netflix e conta a emocionante história da mulher que, mesmo sendo uma simples lavadora de pratos e dona de casa, enfrentou e venceu o implacável Monte Everest pelo menos 10 vezes.
Vale destacar ainda que, nos anos 2000, Sherpa se tornou a primeira mulher nepalesa a escalar a montanha, e com sua sequência de escaladas, ainda conseguiu se tornar uma pioneira, pois alcançou o maior número de ascensões já feito por uma mulher.
Mais do que um relato de triunfo físico, Rainha do Everest é também um registro histórico de um feito impressionante, além de ser uma comovente exploração de uma história de resiliência diante de adversidades pessoais e culturais.
Mais sobre “Rainha do Everest”: detalhes sobre o documentário na Netflix
Após conhecer Lhakpa Sherpa e sua impressionante história em 2004, a diretora Lucy Walker revelou em entrevista que se sentiu altamente atraída para relatar os feitos da mulher, com o intuito de trazer destaque à jornada inspiradora da alpinista.
Alternando entre imagens impressionantes das escaladas de Sherpa ao Everest e entrevistas íntimas sobre sua vida, o documentário mostra a origem e as motivações da famosa alpinista, oferecendo um olhar profundo sobre suas lutas e triunfos. Rainha do Everest: No Topo com Lhakpa Sherpa chegou à Netflix nesta quarta-feira (31). Assista ao trailer: