Ocupando o sexto lugar de produções mais vistas do Max, o documentário “Perdidos na Amazônia: O Resgate Que Chocou o Mundo”, que narra o drama de quatro crianças que sobrevivem a um acidente de avião, que caiu no meio da floresta amazônica em junho de 2023. No dia 9 de junho, completou um ano que os irmãos Mucutuy foram resgatados na Amazônia colombiana e no documentário, acompanhamos como foi esse processo durante 40 dias.
Na época, as crianças indígenas precisaram sobreviver há mais de um mês depois que o avião em que estavam precisou fazer um pouso forçado e caiu na mata. Elas ficaram 40 dias perdidas até que a Operação Esperança se mobilizou para encontrá-las, tornando-se uma celebração após serem encontradas, algo considerado um marco histórico principalmente na Colômbia.
Mais informações dos irmãos Mucutuy
Após serem encontradas, o povo aclamou a equipe das forças militares que ficaram dias procurando na mata as crianças e, obviamente, ovacionaram os sobreviventes. Após um ano do acidente, o Instituto Colombiano de Bem-Estar Familiar (ICBF), a entidade responsável pelo cuidado dos menores, fez questão de publicar uma nota para explicar como as crianças estão: “Os irmãos não foram separados em nenhum momento (…); estão estudando e aproveitando a vida que meninos e meninas deveriam ter nessa idade”.
O avião saiu de Araracuara com destino a San José del Guaviare, no dia 1° de maio de 2023 e as crianças viajavam acompanhadas da mãe Magdalena Mucutuy e de outros dois adultos, que morreram no acidente. Na época, os quatro irmãos tinham 14,9, 4 e um ano de idade. No destino final da viagem, eles iriam encontrar o pai Manuel Ranoque, um líder indígena que estava precisando se esconder após receber ameaças de um grupo armado da região.