Lançada em 2015, a animação “Divertida Mente” traz uma história de uma perspectiva diferente: pelas emoções de Riley, uma garotinha de 11 anos de idade. Ao mudar de cidade junto com seus pais, seus sentimentos são separados por Alegria, Tristeza, Nojo (aversão), Medo e Raiva, e todos ficam aflorados.
Porém, uma confusão no centro de controle em seu cérebro acontece, e a Alegria e a Tristeza acabam ficando perdidas, mudando Riley radicalmente.
A animação não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-la na plataforma do Disney+.
Mais informações de Divertida Mente
Produzida pela Pixar Animation Studios e lançada pela Walt Disney Pictures, a trama foi dirigida e escrita por Pete Docter. No elenco para as dublagens, as vozes foram comandadas por Riley Andersen (Kaitlyn Dias), Alegria (Amy Poehler), Tristeza (Phyllis Smith), Medo (Bill Hader), Raiva (Lewis Black) e Nojinho (Mindy Kaling).
A ideia do filme surgiu depois do nascimento do diretor Pete Docter, que reparou como a personalidade dela foi mudando conforme crescia. Para a produção do filme, foram consultados inúmeros psicólogos, incluindo Dacher Keltner, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que ajudou a revisar toda a premissa da história.
Na época de seu lançamento, o desenho foi um sucesso nos cinemas e arrecadou cerca de US$ 90,4 milhões de dólares nos Estados Unidos e Canadá e se tornou a segunda maior bilheteria da Pixar. Ao todo, o filme faturou US$ 499,6 milhões de dólares ao redor do mundo.
Nos sites avaliadores, o filme possui 98% de aprovação no Rotten Tomatoes. No consenso crítico, Divertida Mente é“Inventivo, maravilhosamente animado, e poderosamente comovente, a animação é outra excelente adição para a biblioteca de clássicos de animação da Pixar.”