Neste ano, a Netflix movimentou as redes sociais e o mundo dos serviços de streaming ao anunciar a proibição do compartilhamento de senhas. Apesar das polêmicas envolvendo a nova regra, a plataforma do Disney+ decidiu seguir o mesmo caminho e também vai começar a implementar o mesmo plano.
A ideia será impedir que pessoas que não dividem a mesma residência usem o mesmo e-mail de login em locais diferentes. Para isso, a novidade será implantada primeiro no Canadá, que terá a restrição a partir de 1º de novembro de 2023. No país, os termos para os assinantes já foram atualizados com a nova regra, enquanto as demais regiões devem receber a novidade nos próximos meses.
Mais informações sobre compartilhamento de senhas no Disney+
No novo plano, o Disney+ irá permitir que seja selecionada apenas uma “residência pessoal primária”, com a opção de ter vários perfis, mas somente dos moradores do mesmo local. Caso o login seja acessado de outro ambiente, uma taxa adicional será cobrada para cada pessoa. Apesar das atualizações, o streaming não anunciou qual será o valor cobrado, pois há uma menção dizendo “depende da sua modalidade do serviço”.
Seguindo o mesmo ritmo da Netflix, a plataforma também irá implantar o plano alternativo mais barato, porém, com anúncios. Vale destacar que isso já existe nos Estados Unidos desde o ano passado e a ideia é expandir o serviço para as demais localidades.
Outro detalhe é que a Disney já indicava que iria mudar os planos do streaming, depois de sucessivas declarações feitas por Bob Iger, o CEO da empresa, principalmente depois dos números ruins que o streaming acumulou. Em agosto, houve uma queda considerável de assinantes, junto com um aumento de preços em várias regiões.
No Brasil, ainda não há informações de quando a taxa de compartilhamento será cobrada, mas, assim como a Netflix, o novo regulamento não deve demorar para ser implantado.