Com o retorno de Bob Iger como CEO da Disney, algumas mudanças foram determinadas e a Marvel foi atingida nessas alterações. Uma delas é o número de produções que serão lançadas, que já foram definidas junto com o presidente da Marvel Studios, Kevin Feige. De acordo com fontes próximas, “haverá um nível de rigor na Marvel e em toda a empresa. Os números são importantes agora, e os custos serão delineados e aplicados.”
Entre as produções “vetadas” de serem lançadas neste ano, estão as séries: “Eco” e “Coração de Ferro”, que tiveram suas produções encerradas e não devem estrear neste ano, como era planejado. Outro título afetado é a série “Nova”, a qual terá um desenvolvimento mais lento depois das novas regras.
Motivo da desaceleração
Os principais fatores informados pela Disney são a tentativa de economizar nos gastos e a visão de que o público estava ficando cansado de tantas produções seguidas, principalmente das franquias do Universo Cinematográfico Marvel e Star Wars. O plano inicial da Marvel era lançar, em 2023, “Loki” (2ª temporada), “Invasão Secreta”, “Eco”, “Coração de Ferro”, “Agatha: Coven of Chaos” e novos episódios da animação “What If…?”.
Com a mudança, apenas duas séries serão lançadas no Disney+: “Loki” e “Invasão Secreta”. Na Fase 4 do MCU, foram lançados dezoito projetos, tanto para o cinema como para a plataforma de streaming, com quatro filmes e cinco séries, em 2021, e três filmes e três séries, em 2022. Entre 2013 e 2019, houve, ao todo, 11 projetos na Fase 3, número considerado baixo em relação à fase seguinte.
Pesquisa aponta cansaço do público
De acordo com uma pesquisa levantada pelo site Fandom, os fãs da Marvel estavam se sentindo cansados do MCU, o que colaborou para o desaceleramento das produções. A pesquisa foi divulgada pela Variety e, ao apresentar um comparativo com o Universo Estendido DC (DCU), essa última teve uma porcentagem de rejeição menor por ter menos produções lançadas.
Os dados revelaram que apenas 20% dos fãs do DCU se diziam cansados das franquias lançadas pela empresa. Já a Marvel teve 36% dos fãs afirmando que não aguentavam mais o fato de a companhia ter lançado tantos projetos seguidos nos últimos anos. A pesquisa foi realizada com cerca de 5.000 fãs de entretenimento e jogos, na faixa etária de 13 e 54 anos.