O mais novo filme do cineasta Christopher Nolan, Oppenheimer, chegou aos cinemas nacionais na última terça-feira (20), trazendo para as telas a história do criador da bomba atômica, J. Robert Oppenheimer, baseado no livro American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer.
Apesar de ser um filme com uma forte carga dramática, Oppenheimer vem sido classificado como um filme tenso. Em entrevista recente à revista Wired, Nolan contou que pessoas deixaram a sala do cinema tendo reações muito fortes ao filme.
“Algumas pessoas saem do filme absolutamente arrasadas. Eles não conseguiam falar. Quero dizer, há um elemento de medo presente na história e nos fundamentos. Mas o amor pelos personagens, o amor pelos relacionamentos, é o mais forte que já fiz”, declarou Nolan sobre as primeiras exibições.
O cineasta também comentou que o filme foi avaliado por cineastas como “um filme de terror”, e que ele não discorda da avaliação.
“É uma experiência intensa, porque é uma história intensa. Eu mostrei a um cineasta recentemente que disse que é uma espécie de filme de terror. Eu não discordo”, revelou.
O historiador Kai Bird, que co-escreveu, em 2005, a biografia do físico retratado no filme e que inspirou o roteiro, comentou que o filme o abalou emocionalmente.
“No momento, estou atordoado e me recuperando emocionalmente por ter assistido. Acho que será uma conquista artística impressionante e espero que realmente estimule uma conversa nacional e até global sobre as questões sobre as quais Oppenheimer estava desesperado para falar”, comentou Bird.
Mais sobre Oppenheimer
Inspirado na obra de Kai Bird e Martin Sherwin, o filme conta a história de J. Robert Oppenheimer, o cientista considerado o pai da bomba atômica. O longa o acompanha enquanto diretor do Laboratório Los Alamos durante o Projeto Manhattan.
O elenco é estrelado por nomes como Cillian Murphy no papel do físico teórico, junto de Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh.
Oppenheimer chega aos cinemas no dia 20 de julho. Assista ao trailer: