Ao contrário de grande parte das franquias, Jogos Mortais não é centralizada em um herói ou até mesmo em um protagonista. A série de filmes, na verdade, tem como foco seu antagonista, o serial killer John Kramer. No entanto, o personagem é morto já no terceiro longa, fazendo com que os roteiros tivessem que ficar mais criativos com o passar do tempo.
Interpretado por Tobin Bell, Jigsaw retorna nas sequências através de flashbacks e está de volta à Jogos Mortais 10, uma vez que o filme é situado logo após o primeiro filme da franquia. Ainda assim, o produtor Kevin Greutert, em entrevista ao The Hollywood Reporter, explica que a decisão de matar o personagem é uma que permanece complicada até hoje na sala de roteiristas.
“Eu acho que há um arrependimento. Teria sido muito mais fácil fazer esses filmes se isso não tivesse ocorrido, mas, ao mesmo tempo, os três primeiros são considerados os melhores de Jogos Mortais“, disse o produtor, que ainda revelou que havia a intenção inicial da franquia ser apenas uma trilogia. “O fato foi de que mais filmes tiveram que ser feitos, nós fizemos o melhor que podíamos, e, em alguns casos, foi ótimo retornar com os flashbacks e tudo mais”.
Jogos Mortais 10: saiba mais sobre o filme
Se os três primeiros filmes de Jogos Mortais operam como uma trilogia fechada, Jogos Mortais 10 se insere de forma ajustada para formar uma quadrilogia de John Kramer. O longa é situado entre o primeiro e segundo filme da franquia, ocorrendo apenas poucas semanas após o jogo inaugural.
Em busca de tratamento para seu câncer terminal, Jigsaw descobre uma operação supostamente milagrosa no México e decide ir até o local. Ao perceber que trata-se de um golpe quando retorna aos Estados Unidos, o assassino prepara um novo jogo com os envolvidos do hospital.
Tobin Bell e Shawnee Smith retornam aos seus papéis como John Kramer e Amanda Young, respectivamente. O longa já está nos cinemas. Confira o trailer de Jogos Mortais 10.