Diretor de Duna 2 revela decisão que gerou caos nos bastidores do filme
Você acha que é tarefa fácil fazer um dos melhores filmes de ficção científica da última década? Pois não é não! Gravar “Duna 2” foi um belo desafio para a equipe e o diretor Denis Villeneuve confessou que uma de suas decisões gerou um verdadeiro caos nos bastidores da produção. E qual decisão foi essa? Usar luz natural e orgânica em gravações no meio do deserto.
“A luz, criou um quebra-cabeça. Por causa da minha vontade de trabalhar com luz natural, (e) trabalhar no deserto real, isso significava que tínhamos que usar apenas o sol como a principal fonte de luz”, comentou o cineasta em entrevista para o podcast ReelBlend. Usar o sol como fonte de luz dificuldade o cronograma das filmagens, já que eles precisavam que o sol estivesse em uma determinada posição durante a sequência, não apenas pelo efeito estético, mas para não criar erros de continuidade.
“Se você tem dois personagens conversando no topo de uma duna de areia ao pôr do sol, isso significa que a cena será, necessariamente, filmada no final de dias diferentes. É mais difícil para os atores, e se torna um verdadeiro quebra-cabeça. Se você tem apenas dois atores, alguma coisa. Mas se você tem uma sequência de batalha, e então os locais são multiplicados por dois ou por três, (ou) por 12, porque você tem ângulos diferentes de acordo com o sol”, explicou Villeneuve em um tom bem humorado.
A atriz Zendaya chegou a comentar essas dificuldades durante uma entrevista do ano passado para a Variety, explicando que ela e Timothée Chalamet, o ator do Paul, tinham apenas cerca de uma hora por dia para filmarem suas cenas românticas, já que o diretor sempre queria elas na “hora mágica” – pouco antes do sol nascer ou pouco antes dele se pôr.
“Duna 2”
“‘Duna: Parte Dois’ vai explorar a jornada mítica de Paul Atreides para se vingar dos conspiradores que destruíram sua família, agora ao lado de Chani e dos Fremen. Diante da difícil escolha entre o amor de sua vida e o destino do universo conhecido, ele dará tudo de si para evitar o futuro terrível que só ele pode prever” (sinopse da Warner Bros.).
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.