Prestes a estrear nos cinemas “Avatar 2: Caminho da Água, o diretor James Cameron falou sobre a nova super produção do filme e os efeitos especiais nele. Conhecido por ter revolucionado o cinema 3D, há 13 anos atrás, quando lançou o primeiro Avatar, Cameron fez declarações polêmicas sobre os filmes derivados dos quadrinhos. O longa chega às telonas brasileiras no dia 15 de dezembro.
Nos últimos anos, a Marvel e DC estão investindo alto na tecnologia em seus longas e franquias, com uso de muitos efeitos especiais, com a intenção de passar ao telespectador a sensação de imersão ao mundo dos quadrinhos em formato cinematográfico.
Declarações de Cameron
O diretor vencedor de Oscar, já havia criticado as produções no passado e afirmou que jamais iria dirigir algum filme da Marvel ou DC. Para Cameron, a forma como eles produzem, faz com que, ele mesmo procure outros mecanismos em busca de uma perfeição em efeitos especiais.
“Obviamente, os grandes filmes de quadrinhos têm impulsionado o volume absoluto da indústria. A maré crescente da técnica eleva todos juntos. Dá a você artistas de maior qualidade, mais ferramentas, plug-ins e códigos. Você tem pessoas mais talentosas escrevendo códigos por aí”, afirmou Cameron.
Além disso, o James Cameron também comparou os efeitos do personagem Thanos, da Marvel, com aos de Na’vi em “Avatar: Caminho da Água”, afirmando que não chegam nem perto do que sua equipe é capaz de fazer.
“Nossa equipe na WETA Digital está constantemente recebendo novas contratações e está saindo desse pool. Então melhora tudo. Dito isso, WETA Effects, como é chamado agora, é o melhor. Certo? Industrial Light & Magic faz um ótimo trabalho, mas quando se trata do tipo de coisa facial emotiva que estamos fazendo… Thanos? Fala sério. Dá um tempo. Você viu o filme. Não chega nem perto. Foi o que a WETA fez,” completou o diretor.