“Diário de uma Paixão” é um romance sobre a história de um casal que se amava, porém, diversos eventos os impedem de ficarem juntos. O longa é baseado no livro de Nicholas Sparks, famoso também pelas obras Querido John (2010) e Um Amor para Recordar (2002).
O filme traz a história de Noah e Allie, quando se conheceram em 1940, durante um festival. Os jovens se apaixonam, mas tudo muda quando os pais de Allie se envolvem na situação e impedem que a filha se relacione com ele. O motivo, Noah é filho de operários e Allie vem de uma família de renome.
Não o suficiente, Noah é convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial, o que distancia ainda mais o sonho do casal de terem um futuro juntos. Com isso, só resta acreditar no destino para que esse amor possa existir.
Diário de uma Paixão é baseado em fatos reais?
Sim, o autor Nicholas Sparks se baseou na história dos avós de sua ex-mulher para escrever o romance. O enredo em si do filme é inventado, mas alguns trechos entre Noah e Allie coincidem com a realidade. Em seu site, Sparks explica como foi a criação da história:
“A história de Diário de uma Paixão foi inspirada nos avós de Cathy, duas pessoas maravilhosas que passaram mais de 60 juntas. Minha (então) esposa era muito próxima deles – os outros avós tinham morrido quando ela era jovem. E eles eram pessoas que ela amava visitar”.
Contudo, quando Nicholas Sparks e Cathy se casaram, os avós não puderam comparecer por estarem doentes, então, em seguida, foram visitá-los. O escritor detalhou que fizeram questão de irem com a roupa do casamento, levaram bolo e vídeo da cerimônia para que pudessem se sentir presentes:
“Apesar da linda história, o que mais me lembro daquele dia era da linda maneira como se tratavam. A forma como o olho dele brilhava ao vê-la, como segurava a mão dela, como pegava chá para ela e como a cuidava com muito carinho. Eu me lembro de vê-los e pensar sobre estar casado por 60 anos. Eles se tratavam como eu e minha esposa estávamos nos tratando logo após o casamento”, completou o autor.