Detonautas copiou música do Status Quo? Semelhança impressiona

O plágio sempre foi uma ameaça na sociedade, principalmente no mundo das artes. Entre acusações infundadas e cópias não autorizadas descaradas, é um assunto recorrente até os dias de hoje. Além de ser uma atitude antiética artisticamente, o plágio é crime previsto em lei, no artigo 184 do Código Penal.

Grandes artistas da música nacional e internacional já foram acusados de plágio. Alguns de forma infundada, mas outros pagaram caro por isso. Em um mundo cada vez mais conectado, esse problema parece se agravar, já que tudo pode ser encontrado na internet.

Recentemente, um usuário do Twitter começou a reparar na semelhança entre uma das músicas mais populares do rock brasileiro dos anos 2000 com um clássico de 1968 da banda Status Quo. As músicas em questão são “Quando o Sol se For”, do disco Detonautas Roque Clube e “Pictures of Matchstick Men” do disco Picturesque Matchstickable Messages From The Status Quo.

A semelhança entre as músicas está presente no riff. Apesar da diferença na velocidade, a melodia das músicas é muito parecida. Nenhuma informação referente a se uma serviu de inspiração para outra foi localizada. Para fins de comparação, as duas músicas estão destacadas abaixo.

Pictures of Matchstick Men – Status Quo

Quando o Sol se For – Detonautas

Outro plágio do Detonautas?

A banda nunca chegou a ser indiciada oficialmente por um caso assim, mas apontamentos de plágio por parte de usuários da internet também não são novidade. Em 2009, um internauta publicou no YouTube um vídeo comparando mais uma música do Detonautas a outro clássico.

A música em questão foi “No Quarter” do Led Zeppelin, lançada em 1973 no disco The Song Remains the Same. No vídeo em questão, a comparação é perceptível na introdução. Porém, fãs do Detonautas alegam que não se tratou de plágio, mas apenas influência.

As coincidências musicais não são um assunto novo, e sempre podem acontecer e ser reconhecidas pelos ouvidos mais atentos. Para que seja ou não considerado plágio, é necessária a análise judicial do caso, como aconteceu com a cantora Taylor Swift a respeito do hit Shake It Off, de 2014.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.