Nesta quinta-feira (11/04), a Rede Globo exibe na Sessão da Tarde o filme “Desafio do Gelo”, uma produção divertida mas inspirada em uma história real de quando uma equipe de hóquei norte-americana foi vencedora nos Jogos Olímpicos de Inverno nos anos 1980.
Na trama, vamos acompanhar a história ambientada em 1979, na cidade do Colorado Springs, 1979, quando a Associação Americana de Hóquei Amador está iniciando os trabalhos. Neste local, ocorre uma reunião com Herb Brooks (Kurt Russell), que está sendo cogitado para assumir a equipe nacional como técnico.
Depois dessa conversa, Herb retorna para St. Paul, Minnesota, onde vive com sua mulher Patty (Patricia Clarkson), e diz que na verdade não recebeu o convite oficial e apenas participou da reunião. No entanto, Herb é surpreendido quando recebe uma ligação pedindo para voltar para o Colorado para assumir o cargo e comandar 26 jovens promessas. Rapidamente Herb terá de lidar com desafios, como cortar seis atletas importantes, enquanto se preparam para disputar os Jogos Olímpicos de Inverno. O maior desafio da competição é enfrentar a União Soviética, que na época era considerada imbatível.
O filme não está disponível na Netflix, mas é possível encontrá-lo na plataforma do Disney+.
Mais informações de Desafio no Gelo
Lançado em 2004, o filme contou com a direção de Gavin O’Connor, tendo o roteiro assinado por Eric Guggenheim e Mike Rich. A produção foi inspirada na equipe de hóquei norte-americana que venceu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1980 sobre a favorita equipe soviética.
Na época, a produção faturou cerca de US$ 64,5 milhões mundialmente, tendo um orçamento de US$ 28 milhões. Em relação a avaliação da crítica, recebeu notas positivas como no Rotten Tomatoes onde possui um índice de aprovação de 81%, com base em 166 resenhas. No consenso geral do site, foi dito que: “O desempenho de Kurt Russell guia esta história cheia de clichês para o reino da bondade nostálgica e inspiradora.”