Deputado que inspirou personagem em Tropa de Elite assume cargo no Governo

O deputado federal Marcelo Freixo, que trocou o PSB pelo PT recentemente, foi escolhido pelo presidente Lula (PT) para comandar a Embratur, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo. Freixo, na política há mais de vinte anos, já virou personagem de filme, o deputado Diogo Fraga em Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro.

Na época, Freixo era deputado estadual pelo Rio de Janeiro e se tornou conhecido por sua atuação em defesa dos direitos humanos, assim como o personagem vivido por Irandhir Santos (Pantanal) no filme. Outra semelhança é o fato dos dois serem professores de história. 

Assim como o personagem, Freixo também participou de uma CPI para investigar a milícia do estado, máfia organizada envolvendo não apenas civis, mas policiais e políticos. 

Logo no começo do longa dirigido por José Padilha (Tropa de Elite), o deputado Diogo Fraga é chamado para mediar uma rebelião em um presídio, o que ele tenta fazer negociando uma rendição para uma solução mais pacífica possível. 

Em 2010, Marcelo Freixo teve que conversar com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e com lideranças das favelas do Alemão para tentar negociar a rendição dos traficantes. O deputado se posicionou contra a polícia invadir o local, afirmando que só geraria mais mortes, tanto de civis quanto de policiais. A vida imitou a arte que imitou a vida.

Tropa de Elite 2

Continuação do sucesso de 2007, Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro traz de volta o Capitão Nascimento, personagem de Wagner Moura. Afastado do BOPE, ele se torna subsecretário de Inteligência na Secretaria de Segurança Pública e se vê envolvido em uma rede de políticos corruptos e grupos paramilitares. 

Você pode conferir os dois filmes na Globoplay. 

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.