Nesta quarta-feira, dia 28, a Netflix seguiu expandindo seu catálogo e lançou Delete, produção tailandesa de suspense que promete entregar uma trama digna de Black Mirror. Sua estreia parece ter dado certo e, em poucas horas, o thriller se tornou a terceira série mais assistida do serviço de streaming.
Na trama, acompanhamos a história de Lilly e Aim, um casal de amantes que vive uma relação extraconjugal. Determinado dia, eles descobrem uma telefone capaz de fazer as pessoas sumirem da face da Terra com uma simples fotografia, fazendo com que ambos planejem uma nova vida juntos.
O elenco da série é liderado por Nat Kitcharit, Sarika Sathsilpsupa, Natara Nopparatayapon e Chutimon Chuengcharoensukying, sendo também a estreia de Parkpoom Wongpoom como diretor. Wongpoo, é conhecido por ter sido produtor dos suspenses Homestay, Shutter e Alone.
Delete: entenda o final da série
Ao longo de seus oito episódios, acompanhamos os rumos da história de Lilly e Aim em Delete. Com as suspeitas da traição cada vez maiores, Orn, esposa de Aim, o confronta e ameaça arruinar sua carreira como escritor caso ele não encerre seu caso com Lilly. Encurralado, ele usa o telefone pela primeira vez e deleta sua parceira.
No entanto, quando Lilly vai deletar Too, seu marido, ela não consegue e Delete nos deixa com um grande mistério: Lilly sumiu com o telefone e ninguém consegue achá-la. Com a onda de desaparecimentos, o detetive Yutthachai passa a investigar o caso e tem Aim e Too como principais suspeitos.
Nos episódios finais, entra em cena June, a meia-irmã mais nova de Too que possui sentimentos por Lilly. Após ser recusada por sua cunhada, ela decide se vingar e rouba o telefone, planejando deletar a mulher. No entanto, ela afirma não ter tido coragem para completar seu plano. Pelo contrário, ela levou o celular para sua escola e, após ser humilhada por uma bully, decide usar na garota. Na sequência, June recebe uma mensagem e é chantageada para entregar o telefone.
Ela se encontra com o chantageador e o entrega seu telefone, apenas para ser deletada por ele, à medida que a bully retorna à existência. Descobrimos então que, ao deletar uma pessoa que usou o telefone, todos os deletados por ela retornam à vida.
Descobrimos que esse mesmo chantageador havia sequestrado Lilly. Em uma sequência de revelações, o criminoso é revelado ser ninguém menos que o detetive Yatthachai, cujo objetivo é descobrir o paradeiro do telefone.
Yatthachai é pai de Araya, a menina que havia entregado o telefone para Lilly no início da história. Eventualmente, Yatthachai deleta Lilly para que Araya volte à vida, mas é deletado por Too, fazendo com Lilly e June retornem.
Lilly fica com Too, encerrando seu caso com Aim, que ao final da história pede para ser deletado. Nas cenas finais, Lilly encontra diversos corpos e armas à beira de um buraco na sua residência. Too é confrontado e revela que seu pai abusava de mulheres e as descartava. Assim, Too decide deletar os corpos, sem saber que Lilly havia se escondido no meio do local. A série termina assim, com o mistério do que aconteceu.