Definido qual será o filme a representar o BRASIL no OSCAR 2024
O Brasil teve o seu último representante evento do Oscar em 1999 com a trama “Central do Brasil”, que teve a lendária atriz do cinema nacional Fernanda Montenegro, uma das indicadas também no mesmo ano para o Oscar de Melhor Atriz.
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais definiu, após as avaliações dos profissionais que fazem parte da organização e diversas etapas, o filme escolhido para representar o Brasil na edição do Oscar em 2024, na categoria de Melhor Filme Internacional.
O longa-metragem escolhido foi a produção documental “Retratos Fantasmas”, que é dirigida pelo cineasta Kleber Mendonça Filho, e estreou de forma global neste ano no Festival de Cannes, que acontece na França, um dos mais conhecidos do mercado cinematográfico.
“Retratos Fantasmas” concorreu primeiramente com uma lista de 24 filmes indicados para ser o longa representante do Brasil e depois chegou a lista final, concorrendo com mais 5 filmes. Veja a lista final dos filmes participantes:
- “Estranho Caminho”, de Guto Parente;
- “Noites Alienígenas”, de Sergio de Carvalho;
- “Nosso Sonho – A História de Claudinho e Buchecha”, de Eduardo Albergaria;
- “Pedágio”, de Carolina Markowicz;
- “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho;
- “Urubus”, de Claudio Borrelli.
Sinopse de “Retratos Fantasmas”
O filme documental “Retratos Fantasmas” conta a seguinte história em sua sinopse oficial: “No centro do Recife, no século 20, conheça a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.”
Assista ao trailer oficial do longa-metragem: