Quando os atores são convidados para participar de filmes, novelas, séries e outros projetos artísticos, recebem detalhes de seus personagens e levam a sério a imersão de como trabalhar com eles. Com a atriz Deborah Secco não foi diferente, e, durante sua participação no programa “Que História É Essa, Porchat?”, no GNT, fez revelações polêmicas sobre o que fez em um filme.
Em 2014, a atriz protagonizou “Boa Noite”, ,o qual interpretou Judite, uma personagem portadora do vírus HIV em fase terminal. A história é ambientada na década de 1980, quando a epidemia da doença aconteceu e não havia tratamento disponível. Assim, para viver essa personagem, a atriz global precisou emagrecer radicalmente, afetando sua saúde.
“Era uma personagem terminal de HIV, na época em que HIV matava rapidamente. Quando comecei a fazer a leitura do filme, a gente chegou à conclusão de que eu precisava emagrecer. Porque era uma personagem morrendo, mas com muita vida”, começou Deborah.
“Eu, como atriz, queria ficar visivelmente à beira da morte, para que pudesse ter muita vida interna. Era uma personagem cheia de emoções […] Tinha planejado perder 15 quilos, acabei perdendo 16. Tinha três semanas pré-filme e mais três filmando. Perdi 10 quilos nas três primeiras e cinco até a última semana, quando foi a gravação da morte.”
Mais detalhes de como o papel afetou sua saúde
Seguindo nesse ritmo, Deborah Secco explicou como era sua alimentação e, até então, não estava sentindo os efeitos da falta de comida: “Por dia, era um suco verde, um quarto de mamão e só. Estava muito empenhada, ia para a academia, malhava. Ficava duas, três horas na esteira. Comecei a filmar e todo mundo estava muito preocupado. Surpreendentemente, eu tinha uma vitalidade.”
Por estar tão imersa na história e viver sua personagem da maneira como achava que tinha que fazer, Deborah revelou que começou a criar mecanismos para não comer, algo prejudicial à saúde: “Só que fui começando a ter muita fome e vontade de comer. Comecei a comprar comida e eu cheirava. Segunda coisa que aprendi: mastigava a comida e cuspia. Quando entro na composição do personagem, entro na loucura de fazer o máximo que posso. Era um filme muito importante para mim.”
Ao final das filmagens, a atriz falou que estava se sentindo bem e voltou a comer normalmente, mas foi hospitalizada por perder o costume de ingerir alimentos da maneira correta. Além do mais, Deborah também afirmou que teve dificuldades para voltar a comer como antes:
“Na penúltima semana de gravação, comecei a fazer uma lista do que ia comer quando acabasse. E fiz um dia de orgia alimentar. Comi tudo de uma vez e fui parar no hospital. Foi difícil voltar a comer normal.”