A banda inglesa de heavy metal Iron Maiden é um dos maiores fenômenos de popularidade da história da música. O grupo fundado pelo baixista Steve Harris está na ativa há mais de 40 anos e continua fazendo shows enormes para seus fanáticos seguidores.
O sexteto britânico é venerado por muitas pessoas. Porém, mesmo assim, há muitos críticos ao trabalho da banda. Um deles é o veterano cantor e compositor David Crosby.
O guitarrista Vin Downes, que é amigo de Crosby, esteve presente no show que o Maiden realizou em Newark dia 21 de outubro. Downes postou um trecho da apresentação em seu Twitter. Crosby retweetou o vídeo e criticou o som feito pela banda.
“É muito estranho para mim que você goste desse barulho”, escreveu Crosby.
Resposta dos fãs, incluindo Alex Skolnick, e turnê do Iron Maiden
Como esperado neste caso, o comentário desencadeou uma série de reações em defesa do sexteto. Alex Skolnick, guitarrista do Testament, declarou:
“David, é algo que precisa ser experimentado ao vivo. A energia é contagiante. Deixe Vin Downes levá-lo a um show algum dia desses. Você pode ficar surpreso!”
O post ganhou apoio, embora alguns tenham ressaltado que não seria necessário assistir a uma performance para atestar a magnitude de Bruce Dickinson, Steve Harris e companhia.
No momento, o Iron Maiden segue em turnê pela América do Norte. A excursão atual mescla a temática do álbum mais recente, “Senjutsu” (2021), com o game “Legacy of the Beast”, o qual era foco dos shows quando a pandemia suspendeu atividades.
Para 2023, o grupo já confirmou as primeiras datas da “Future Past Tour”. O último disco seguirá sendo foco, junto com “Somewhere in Time” (1986). A promessa é de surpresas e novidades nos setlists. Os shows inaugurais acontecem entre junho e julho, na Europa.
Essa não é a primeira vez que David Crosby faz comentários polêmicos. Em outubro de 2020, pouco depois da morte de Eddie Van Halen, Crosby deu a entender que não ligava muito para o lendário guitarrista do Van Halen.