Dan Schneider: criador de séries da Nickelodeon está preso?

A série documental “Quiet on the Set: The Dark Side of Kids TV” trouxe de volta aos holofotes várias acusações e especulações sobre Dan Schneider, o nome por trás de alguns dos maiores sucessos do canal infantil Nickelodeon, como “iCarly” (2007-2012), “Brilhante Victória” (2010-2013) e “The Amanda Show” (1999-2002).

Um dos principais pontos da série é o seu comportamento estranho em relação às atrizes de suas séries, garotas menores de idade na época. Também ressurgiram várias compilações nas redes sociais de cenas com um cunho sexual nas séries de Schneider que eram voltadas para um público infantil. Existem muitos relatos sobre o comportamento abusivo de Schneider no set, não apenas com as atrizes, mas por trás das câmeras, como discriminação de gênero contra roteiristas mulheres de “The Amanda Show”.

Porém, apesar de toda a controvérsia que cerca o seu nome, Dan Schneider não está preso e não existe nenhuma condenação, processo ou investigação contra o produtor no momento. Até o momento em que escrevemos essa matéria, o roteirista e produtor segue com o nome limpo na justiça.

Também vale destacar que existem várias insinuações no documentário de que Schneider poderia ter abusado sexualmente da atriz Amanda Bynes, com pessoas dos bastidores observando que eles passavam tempo sozinhos, mas não existe nenhuma denúncia formal contra ele de abuso ou assédio sexual.

O mais próximo que temos disso é um relato da atriz Jennette McCurdy, que interpretou a Sam em “iCarly”, em sua autobiografia “Estou Feliz que Minha Mãe Morreu”. Durante o livro, ela conta que um produtor com quem trabalhou, que ela chama apenas de “O Criador”, fazia “massagens no ombro dela” de forma inapropriada sem o seu consentimento e a pressionava a beber no set.

Dan Schneider ainda trabalha na Nickelodeon?

Lá em 2018, durante o auge do movimento #MeToo, a Nickelodeon anunciou que Dan Schneider estava saindo da emissora. Na época, surgiram matérias vários relatos de abuso verbal de Schneider contra sua equipe, incluindo os atores infantis.

Porém, o comunicado da saída de Schneider não falava nada disso. A declaração lançada em conjunto pela Nickelodeon com a equipe do produtor dizia que eles achavam que era “hora dos dois perseguirem outras oportunidades e projetos”.

O que Dan Schneider disse sobre as acusações contra ele?

Após a enorme repercussão do documentário, o ex-produtor da Nick deu uma entrevista para Bobbie K. Bowman, que atuou em “iCarly”. Schneider declarou que foi “muito difícil” assistir ao documentário e enfrentar alguns dos seus “comportamentos passados”, dos quais ele diz que se envergonha. “Eu definitivamente devo um forte pedido desculpas a algumas pessoas”, afirmou.

Ele não negou que fazia e pedia massagens para atrizes e mulheres da equipe e disse que “foi errado” fazer aquilo, pedindo desculpas a qualquer um que ele tenha colocado naquela posição.

Sobre as piadas de suposto cunho sexual em suas séries, Schneider negou que elas tenham sido pensadas assim, e disse que elas foram escritas para um público infantil porque as crianças achavam engraçado, mas que não se importaria se elas fossem cortadas. Ele também afirmou que essas piadas foram aprovadas por vários executivos da Nickelodeon e que os vários adultos do set não questionavam essas piadas.

Algumas pessoas criticaram a entrevista afirmando que o ator parecia ser muito amigo de Schneider e estaria sendo parcial demais.

Fonte: TV Cultura, Deadline e The Direct.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro o mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.