Criadores fazem revelação chocante sobre Hello Kitty: “não é uma gata”
Criada nos anos 1970, a personagem japonesa Hello Kitty faz parte da cultura pop há décadas, estrelando animações e estampando roupas e capas de caderno – e inspirando uma música tenebrosa da Avril Lavigne. Mas parece que durante todos esses anos nós entendemos a personagem errado…
Em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty, descobrimos que a personagem não é uma gata, e sim uma menininha. Inclusive, ela tem uma gatinha de estimação chamada Cinnamon Roll (comida que chamamos de rolinhos de canela no Brasil).
Quem fez a revelação foi Jill Koch, vice-presidente de marketing e gerenciamento da marca da Sanrio, empresa japonesa que criou a Hello Kitty, durante aparição no programa estadunidense Today. E quando Koch diz que a personagem é uma menininha, foco no “inha”. De acordo com ela, Hello pesa apenas “três maçãs” e tem “cinco maçãs” de altura.
Porém, apesar de não ser uma gata, a inspiração para o design da personagem veio sim do animal. Yuko Shimizu, a criadora da Hello Kitty, contou em entrevista para a BBC que inspiração para a personagem veio de um gatinho branco que ela ganhou quando era criança.
Na internet, muitos fãs ficaram surpresos – e um pouco revoltados – com a revelação.
“A Sanrio declarou que a Hello Kitty não é um gato. O que importa para mim é que ela sempre vai ser um gatinho pra mim”, escreveu uma internauta.
Como Hello Kitty virou um fenômeno global?
“A mensagem principal dela é amizade, gentileza e inclusão, e parte do que ajudou ela a transcender fronteiras, linguagens e culturas, é que essa mensagem é compreensível para todos”, declarou a executiva da Sanrio. “Ela foi criada para produtos e o fato que ela cresceu tanto ao redor do mundo foi meio que um choque.”
Para Koch, outro ponto interessante sobre Hello Kitty é que ela foi uma das primeiras personagens da cultura pop a apresentar a cultura japonesa para o público dos Estados Unidos.
Fonte: USA Today.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.