Sylvester Stallone chegou à fama em 1976 ao interpretar o boxeador em Rocky, filme em que também escreveu o roteiro. O longa ganhou o Oscar de melhor filme e gerou uma franquia de sucesso estrelada por Stallone.
Em 2015, a franquia ressurgiu quando o diretor Ryan Coogler, de Pantera Negra, fez Creed, estrelado por Michael B. Jordan como Adonis Creed, filho do rival de Balboa, Apollo Creed (Carl Weathers). Stallone estrelou mais uma vez como Balboa e foi indicado ao Oscar pela atuação.
Stallone retornou para Creed II de 2018, mas não retornou ao esperado terceiro filme, que tem Jordan não apenas interpretando Creed novamente, mas marcando sua estreia na direção. Esta é primeira vez na franquia que Sylvester Stallone não aparecerá em um filme de Rocky Balboa.
Apesar de ter criado os personagens, Stallone não tem nenhum direito à franquia devido a acordos que fez no início de carreira. Mesmo assim, concordou fazer parte da franquia Creed, direcionando os filmes para continuarem com a essência clássica de Rocky. Porém, recentemente, os produtores decidiram expandir a franquia para novas direções sem sequer convidar o ator.
Desabafo sobre Creed e demais spin offs
Durante entrevista ao The Hollywood Reporter na última segunda (7), Stallone comentou a ausência da produção, assim como a diferença criativa com o produtor Irwin Winkler e Michael B. Jordan, protagonista e diretor do novo longa da franquia de boxe.
“É uma situação lamentável, porque eu sei o que poderia ter sido. O filme foi levado em uma direção que é bem diferente da que eu teria feito. É uma filosofia diferente, a de Irwin Winkler e Michael B. Jordan,” afirmou o ator.
“Desejo o melhor a eles, mas sou um sentimentalista. Gosto dos meus heróis sendo abatidos, mas eu não quero eles em um lugar sombrio,” continuou Sylvester Stallone na conversa. “Sinto como as pessoas têm escuridão o suficiente.” – concluiu.
Após o anúncio de Drago, spin-off de Rocky Balboa, Sylvester Stallone criticou os produtores envolvidos no projeto e os chamou de “parasitas.” Ao contrário de Creed: Nascido para Lutar (2015), o ator não tem envolvimento nesse capítulo da franquia.
No Instagram, Stallone escreveu uma publicação na qual criticou Irwin Winkler, produtor da franquia, e o ator Dolph Lundgren, que interpretou Ivan Drago em Rocky IV por agirem “pelas costas” dele. Lundgren respondeu ao ex-colega de elenco e alegou como “tinha impressão” de que Stallone estava envolvido em Drago.
“Apenas para esclarecer as coisas sobre um possível spin-off de Drago,” afirmou. “Não há roteiro aprovado, não há acordos, nenhum diretor [escolhido] e eu pessoalmente tive a impressão de que meu amigo Sly Stallone estava envolvido como produtor ou mesmo como ator.” – disse Lundgren na publicação.