O Homem que Ri é um filme de 1928, pouco conhecido atualmente, mas com uma grande contribuição para um dos maiores vilões de HQs e filmes, foi nesta obra de Paul Leni que se destacou uma figura que se tornou uma das inspirações para o vilão Coringa (Batman), foi ele Gwynplaine, interpretado por Conrad Veidt.
O personagem que inspirou Coringa:
Sinopse O Homem que Ri: o filme de Paul Leni é uma das jóias do cinema americano do fim do mudo, contando a história de uma criança desfigurada pelo inimigo político do pai, que se torna um famoso clown e virá mais tarde reclamar a herança e o título que lhe cabem por direito de nascimento.
O personagem é interpretado brilhantemente por Conrad, dando a dramaticidade necessária para tal papel, que deve mostrar o sofrimento por trás de um sorriso eterno condicionado pela deformidade daquela deprimida pessoa.
O filme é uma das joias raras do cinema, marcou uma transição do início para a afirmação dos estúdios Universal, que cresciam cada vez mais e se encaminhavam para clássicos como Drácula em 1931.