Falecido no dia 16 de outubro de 2021, aos 84 anos, em decorrência de uma pneumonia, William Alan Hawkshaw, ou simplesmente Alan Hawkshaw, marcou a vida de muitas pessoas, mesmo que muitas possam não saber disso.
Isso porque a carreira do compositor envolveu trabalhos na produção de diversos temas e músicas para filmes e programas de televisão. Entre 1960 e 1970, Hawkshaw trabalhou extensivamente para a empresa de produção musical KPM, compondo e gravando muitas faixas foram amplamente utilizadas no cinema e na TV.
Apesar de sua popularidade ser bem maior no exterior, compondo músicas para o Channel 4 News, Grange Hill e Countdown, o compositor também esteve muito presente na vida dos espectadores brasileiros.
Afinal, Hawkshaw ficou conhecido por conta de várias de suas composições tocarem como música de fundo nos seriados Chaves e Chapolin. Levando em consideração o sucesso de ambas as séries no Brasil, não é difícil entender a presença do músico na vida do público brasileiro.
O trabalho de Hawkshaw em Chaves e Chapolin
As contribuições de Hawkshaw para o trabalho de Chespirito se fizeram bastante presentes. Isso porque músicas como Tubby foi tocada em diversos episódios de Chaves, por exemlo. Além disso, uma de suas músicas foi utilizada por vezes como tema de abertura de Chapolin. Entre as músicas utilizadas, temos:
- Big Dipper
Tocada no episódio “Falta d’água”, de Chaves;
- Farewell My Lovely
Um dos temas tristes utilizados em Chaves, uma de suas aparições foi no episódio em que o Sr. Madruga assume a culpa de ter comido os churros de Dona Florinda no lugar de Chaves;
- Maniac Chase
Tocada no episódio “Ratinho do Quico”, de Chaves;
- Solar Energy
Tocada no episódio “Planeta Venus” de Chapolim, a música não está disponível para audição online;
- Tubby
Tocada em vários episódios;
- Braces and Boots
Tocada em vários episódios;
- Electro Rag
Tocada no episódio “Ratinho do Quico”, de Chaves;
- Laugh a Minute
Tema de abertura de Chapolin em alguns episódios, mas também toca em alguns episódios de Chaves.