Como Zeca Pagodinho virou prêmio de cinema
Além de ser um músico muito conhecido e um ícone da cultura popular brasileira, agora Zeca Pagodinho também é prêmio de cinema. O sambista ganhou uma homenagem do Festival de Cinema de Xerém, que deu o nome do cantor para um dos seus prêmios, o Troféu Zeca Pagodinho.
Idealizado pelo artista paraibano Benjamin Carlos do Santos, o troféu foi entregue aos vencedores da Mostra Competitiva Nacional de Curtas, Mostra Competitiva Fluminense e Baixada de Curtas, e Mostra Competitiva Cinema Leva Eu de Curtas, segundo o Correio Braziliense.
Os homenageados da noite, a atriz Regina Casé (“Todas as Flores”) e o cineasta Hsu Chien (“Um Dia Cinco Estrelas”) também levaram o “Zeca de ouro” para casa. O evento também contou com uma exibição do novo filme do diretor: “Desapega”.
Festival de Cinema de Xerém
A primeira edição do Festival de Cinema de Xerém aconteceu esta semana, dos dias 8 e 11 de maio, na cidade de Xerém, no Rio de Janeiro. O festival foi feito em parceria com a Escola Brasileira de Audiovisual, a EBAV, e o Instituto Zeca Pagodinho. “O 1º Festival de Cinema de Xérem traz na sua programação mais de 40 filmes, deste total 27 são curtas-metragens vindos de sete estados brasileiros (RJ, PR, SP, DF, BA, PE e ES), sendo 12 filmes dirigidos por mulheres”, conta a divulgação do evento.
“A ideia é proporcionar um intercâmbio enriquecedor para as diversas produções realizadas na região e em todos os Estados brasileiros”, explicou o diretor do Festival, Sergio Assis, sobre o objetivo principal do evento: democratizar e difundir a produção audiovisual do país.
Além de Zeca Pagodinho, o evento também homenageou Edina Fuji dando o nome dela a um dos prêmios da noite. Edina foi uma profissional do mercado cinematográfico, tendo investido em mais de dois mil produtos audiovisuais como coprodutora, além de ter defendido a importância do cinema nacional.
Fonte: Correio Braziliense.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.