“Como Treinar seu Dragão 3” traz novas aventuras de Banguela e Soluço, precisando enfrentar novos inimigos que rondam sua região. Preocupado com a segurança de seu parceiro, Banguela quer encontrar um lar próprio para dragões, no qual todos possam viver em segurança. O terceiro filme da franquia pode ser encontrado nas plataformas como forma de aluguel no Prime Vídeo e Apple TV+.
Lançado em 2019, foi produzido pela DreamWorks Animation e dirigido por Dean DeBlois. Teve um orçamento de US$ 129 milhões e arrecadou US$ 527 milhões em bilheterias, tendo um rendimento muito bom para uma animação.
Origem e curiosidades de Como Treinar Seu Dragão
O primeiro filme da saga foi lançado em 2010 e se tornou um sucesso de bilheteria. Dirigido por Chris Sanders e Dean DeBlois, contou como tudo começou entre Banguela e Soluço, quando o jovem vinking cresceu acreditando que deveria matar um dragão, mas foi surpreendido com uma amizade com a criatura.
O que talvez poucos saibam, mas a franquia é baseada nos livros da escritora Cressida Cowell, publicados entre 2003 e 2014. A série de livros infanto-juvenil conta com 13 exemplares e a história não se difere muito do que é retratado nos filmes. Mas, uma coisa chama atenção, Banguela na saga literária é vermelho e não preto, e conta que ele tinha poucos dentes, que foi perdendo conforme a história, ficando banguela e por isso o nome.
Outra diferença do personagem é que Banguela não é um dragão grande, mas de porte pequeno, do tamanho de um iguana na versão escrita de Cowell. A modificação ocorreu, pois o Soluço precisaria montar no animal, então os produtores dos filmes decidiram aumentá-lo, tendo autorização da autora.
Cowell se inspirou em vários bichos, como gatos, cachorros e cavalos para criar as ações do Banguela. Quando o personagem perde uma parte do rabo, no primeiro filme, e Soluço coloca uma prótese, ele fica se debatendo sem entender como fazer aquilo funcionar. Para a cena, os produtores usaram um gato de verdade, onde colocaram uma fita adesiva no rabo dele e filmaram suas ações, para criar a animação.