Como Stevie Wonder perdeu a visão? Músico nasceu cego?
Um dos artistas mais importantes da música soul dos Estados Unidos, Stevie Wonder, eleito o sétimo maior cantor de todos os tempos pela Rolling Stone, criou hits eternos como “Isn’t She Lovely”, “I Just Called To Say I Love You” e “For Once In My Life”. Ele também é um dos raros casos de PCDs que conseguiram se tornar músicos famosos.
Ao contrário do que muitos acreditam, Stevie – que na verdade se chama Steveland Hardaway Judkins – não nasceu cego. O músico nasceu prematuro de seis semanas em 1950, e precisou ser colocado em uma incubadora. Porém, por causa de um excesso de oxigênio na incubadora, ele acabou sofrendo de Retinopatia da Prematuridade quando tinha apenas seis semanas de idade.
A ROP é uma doença vasoproliferativa, causada pela vascularização inadequada da retina de recém-nascidos prematuros, que pode causar graves sequelas visuais, incluindo a cegueira, como foi o caso do músico. “É uma das principais causas de cegueira prevenível na infância, estimando-se que 2/3 das 50.000 crianças cegas em todo o mundo vivem na América Latina”, explica a Associação Médica Brasileira e Conselho Federal de Medicina.
Stevie Wonder aprendeu a tocar piano com oito anos
Ele começou a tocar instrumentos muito novo. Seu primeiro contato com piano foi com oito anos na época em que ele vivia nos projetos de moradia em Detroit por causa do piano velho e quebrado dos seus vizinhos. Com apenas dez anos, ele já tocava gaita, piano, órgão e bateria, mesmo sem estudo profissional.
Stevie Wonder foi contratado para Motown Records e lançou o seu primeiro álbum em 1962, quando tinha 12 anos de idade. Ao longo de mais de 60 anos de carreira, Wonder emplacou vários hits e venceu 25 Grammys, sendo o artista masculino mais premiado do Grammy.
Fonte: Smooth Radio.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.