“Como Se Fosse a Primeira Vez” é um dos maiores clássicos de comédia romântica, que trouxe Adam Sandler e Drew Barrymore como protagonistas de uma história que marcou gerações.
Na trama, acompanhamos Henry Roth (Sandler), um solteirão que mora no Havaí e é conhecido por conquistar todas as turistas que aparecem na área. Contudo, ele acaba conhecendo Lucy Whitmore (Barrymore), uma moradora local que lhe desperta uma paixão fulminante.
Apesar de parecer fácil, ele descobre que Lucy possui uma síndrome que a faz esquecer tudo que já viveu no dia anterior; ou seja, para ficar com a amada, ele terá que conquistá-la todos os dias.
Como Se Fosse a Primeira Vez é baseado em fatos reais?
Por incrível que pareça, a história foi baseada em fatos reais. Em 1990, uma mulher britânica chamada Michelle se envolveu em um acidente de carro. No início, a recuperação parecia normal, porém, poucos dias depois, ela começou a apresentar algumas falhas na memória. O caso piorou depois de alguns anos, quando Michelle sofreu uma espécie de apagão e passou a acordar todos os dias achando que estava em 1994.
Nesse momento, seu marido, chamado Ian, fez de tudo para ajudá-la a recuperar suas memórias. Assim, criou um método de escrever tudo que o aconteceu na vida deles, como um diário, para que ela lesse e entendesse a realidade que estava. Como no filme, Michelle também encontrou formas de amenizar a amnésia por meio de anotações e fotos.
Vale destacar que o comprometimento da personagem de Barrymore é fictício, porém, é semelhante com a “Síndrome de Goldfield”, que causa perda de memória de curto prazo e a amnésia anterógrada.