De acordo com o portal The Conversation, cerca de um a cada cinco adultos norte-americanos consegue assistir a um filme diariamente. Isso prova como o interesse cinematográfico possui um índice alto de consumo, sendo uma uma ótima maneira de escapar da rotina diária e relaxar com pessoas queridas. No entanto, alguns pesquisadores ficaram curiosos sobre os resultados nos dias seguintes.
Isso porque, um filme é muito mais que uma história interessante e é composto por imagens bem elaboradas e uma trilha sonora condizente. A partir dessa curiosidade, uma pesquisa psicológica começou a descobrir a ciência por trás desse processo e como a música pode ser importante.
Saiba como a trilha sonora de um filme afeta nossa mente
A trilha sonora serve para compor a história e, por estarmos acostumados com a sua presença, a experiência cinematográfica às vezes guarda essa informação no cérebro e cria uma falsa memória. Um estudo mostrou que, depois de assistir a uma breve sequência de filme, até dois terços dos participantes acreditavam que a sequência era acompanhada por uma trilha sonora, até mesmo quando não tinha. Os cientistas chamam isso de “viés de expectativa”.
Isso acontece por conta do uso de canções que ficam em nossas mentes, principalmente quando as músicas tendem a fazer sucesso e ficam tocando em vários outros lugares. Isso também fica ainda mais enraizado em nossas mentes quando as produções optam por usar músicas antigas, que ajudam a manter o público entretido.
Além disso, a música também serve para compor a história de um personagens. Pesquisas apontam que ouvir um segmento de 15 segundos de música assustadora pode atuar como uma dica importante para procurar sinais de medo nas expressões faciais dos personagens na tela.
No entanto, pesquisas também mostram que a música e a memória estão ligadas fortemente, fazendo com que as pessoas recordem de ações, personagens e resultado final de uma cena de filme positiva ou negativa se ela for acompanhada por música com uma qualidade emocional positiva ou negativa similar, respectivamente.