Apesar de não estar entre os grandes sucessos de crítica e bilheteria do ano, O Exorcista do Papa conquistou críticas razoáveis, sendo reconhecido como um bom entretenimento, além de arrecadar uma bilheteria de US$ 76 milhões com o custo de US$ 18 milhões.
Além disso, o filme ainda surpreendeu o público ao trazer Russell Crowe, sempre lembrado por seu papel como o bravo guerreiro Maximus em Gladiador, no papel de Gabriele Amorth, um padre italiano especialista em exorcismos que foi inspirado em uma figura real de mesmo nome.
A excentricidade que o neozelandês trouxe para o personagem o marcou e, mesmo sendo uma figura caricata, agradou ao público. Entre as excentricidades, está a “vespa”, a lambreta italiana utilizada pelo personagem, o que chamou muito atenção.
O veículo trata-se de uma Lambretta Serveta Li 150 Special que pode ter sido produzida entre 1963 e 1965, a qual o padre pilota utilizando meias vermelhas da Ferrari, embora isso possa ser completamente fictício.
Inclusive, a lambreta em questão não foi produzida na Itália, e sim na Espanha, que provavelmente se encaixa onde a fictícia Abadia de San Sebastian da Espanha está no filme. Já as referências à Ferrari servem provavelmente para indicar que o padre Amorth nasceu em Modena, na Itália, onde a Ferrari foi fundada.
Há ainda no veículo um símbolo da cerveja Guinness, que explica que as filmagens podem ter sido feitas na Irlanda. Ou seja, por mais que a lambreta possa parecer um elemento fictício para a história do padre Amorth, sua existência na trama traz explicações em pequenos elementos.
Mais sobre O Exorcista do Papa: de gladiador a exorcista
O filme é estrelado por Russell Crowe e conta com um elenco formado por Franco Nero (o Django original de 1960), interpretando o Papa, o Pontífice ao qual o Padre Gabriele reporta, Daniel Zovatto (O Homem nas Trevas) e Ralph Ineson (A Bruxa).
O Exorcista do Papa acompanha uma das missões do padre Gabriele Amorth, enviado especialmente para resolver um caso crítico de exorcismo. O fato em questão é o do menino Henry, possuído por um terrível demônio que fará não só o padre Amorth questionar suas capacidades, como ainda revelará uma terrível conspiração envolvendo o Vaticano, escondida a todo custo por anos.
O filme está disponível no catálogo da HBO Max. Assista ao trailer: