Como funciona a votação do Oscar? Quem pode votar?

O Oscar 2023 está chegando. A cerimônia acontece no dia 12 de março (saiba onde assistir e relembre todos os indicados), mas você entende como a Academia elege os melhores filmes do ano? Continua lendo que nós vamos te explicar.

O Oscar é uma premiação organizada há quase cem anos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A Academia é um grupo de mais de dez mil profissionais da indústria, com atores, produtores, maquiadores, entre outros, com aproximadamente 9,5 mil membros votantes. Este grupo é o responsável por escolher os filmes que serão premiados. 

Para escolher um indicado, os membros enviam uma lista com o ranking de cinco filmes (dez, no caso de Melhor Filme) e um programa de computador procura um “número mágico”, número de menções que fazem o filme ser indicado. Os votantes fazem uma lista ranqueando todos os indicados. Os filmes menos votados vão sendo eliminados, até que um dos indicados apareça em mais de 50% das listas, procurando um filme que seja mais “consenso”. 

Mas não são todos os membros que votam em todas as categorias. Eles são divididos de acordo com seu ramo na indústria e escolhem os indicados deste setor. Por exemplo, editores indicam e escolhem a Melhor Edição, diretores escolhem a Melhor Direção, etc.

A única exceção à regra é a categoria de Melhor Filme, em que todos os membros votam. Mas a votação não é feita da maneira mais simples, em que o mais votado ganha.

Como eles escolhem quem entra na Academia do Oscar?

Como se tornar membro da Academia? Em primeiro lugar, é preciso ser “patrocinado” por dois membros que já estejam lá. Se a pessoa receber uma indicação ao Oscar, o seu nome já é considerado para o grupo. Todo ano, a Academia revisa os nomes que estão sendo considerados e anuncia uma lista de convidados para entrar.

No ano passado, a Academia convidou alguns nomes famosos como Anya Taylor-Joy (O Menu), Jamie Dornan (Cinquenta Tons de Cinza) e Jesse Plemons (Ataque dos Cães) (via Movie Web). A lista divulgada também contava com nomes de sete profissionais brasileiros (via G1):

  • Selton Mello (ator);
  • Bruno Barreto (diretor);
  • Jeferson De (diretor);
  • Emilio Domingos (documentarista);
  • Sara Silveira (produtora);
  • Ilda Santiago (executiva);
  • Waldir Xavier (engenheiro de som).

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.