Como foi filmado o filme Free Willy? Cenas foram feitas por computador?
Atração da TV Globo neste sábado (30/03), no programa Sessão de Sábado, a partir das 14h e 40m do horário de Brasília, o filme “Free Willy” lançado em 1993 gerou curiosidade aos espectadores da maneira como foram realizadas as gravações do protagonista Jason James Richter, que interpretou Jesse, com a Orca Willy, e suas imagens no nadando.
Para a produção de “Free Willy”, os produtores fizeram o uso de uma animatrônica, que são dispositivos robóticos desenvolvidos com o objetivo de reproduzir algum ser vivo, seja ele real ou não. Assim, o uso da tecnologia foi estimado em 50% das cenas com Willy, devido aos seus movimentos limitados para as filmagens do longa-metragem.
O produtor Walt Conti revelou que os menores movimentos da Orca dificultaram em alguns aspectos a realização das gravações e supervisionou de maneira que o personagem ficasse cada vez mais real. As acrobacias realizadas pelo animal selvagem foram treinadas pelo jovem Justin Sherman, porém as cenas desenvolvidas pela tecnologia são mais comentadas e se passam durante o clímax do filme.
“Free Willy” (1993): sinopse, elenco e trailer
O filme de aventura e drama foi criado pelos roteiristas Keith A. Walker e Corey Blechman, contando com a direção do cineasta australiano Simon Wincer, onde juntos ajudaram a desenvolver toda a história da 1ª produção de uma trilogia de sucesso nos cinemas. A seguir, confira a sinopse, elenco e trailer de “Free Willy” (1993):
Sinopse: “Jesse é um jovem que ficou órfão muito cedo. Morando na rua, ele vandaliza um parque temático e é colocado em casa de pais adotivos, além de trabalhar no parque para fazer a reparação. Lá, ele conhece Willy, uma jovem orca que foi separada de sua família. Eles formam um vínculo e, com a ajuda do gentil treinador Rae Lindley, desenvolvem uma rotina de truques. No entanto, o ganancioso dono do parque logo percebe o talento do menino com o animal e faz planos para lucrar com a amizade deles.”
Elenco:
- Keiko como Willy;
- Jason James Richter como Jesse;
- Lori Petty como Rae Lindley;
- August Schellenberg como Randolph Johnson;
- Michael Ironside como Dial;
- Michael Madsen como Glen Greenwood;
- Jayne Atkinson como Annie Greenwood;
- Richard Riele como Wade;
- Mykelti Williamson como Dwight Mercer;
- Michael Bacall como Perry;
- Danielle Harris como Gwenie;
- Ricardo Visnnardi como Handerson Mattermann.