Como Esqueceram de Mim ajudou na produção de Harry Potter
O primeiro e o segundo de Esqueceram de Mim, estrelando Macaulay Culkin, são grandes clássicos natalinos, mas você sabia que eles também ajudaram a produzir outro clássico infantil, Harry Potter e a Pedra Filosofal?
Os longas compartilham o mesmo diretor, Chris Columbus, e ele comentou com o site Polygon como dirigir os filmes natalinos o ajudou na produção dos filmes do bruxinho.
Esqueceram de Mim e Harry Potter 1 são filmes focados em um elenco infantil, então a experiência anterior de Columbus ao trabalhar com Macaulay Culkin o ajudou a dirigir o trio Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint, que tinham dez anos de idade na época, a mesma do protagonista de Esqueceram de Mim.
“O que acontece quando você escala um ator que ainda não teve muita experiência é que eles trazem uma quantidade tremenda de realidade, naturalidade e comédia baseada em instinto, não baseada no fato de que eles fizeram sete anos de um filme da Nickelodeon. Então para mim [o objetivo] era encontrar estes atores desconhecidos que podiam basicamente se tornar estes personagens”, afirmou o diretor.
Ele também comentou como eles procuravam sempre utilizar mais efeitos práticos no set para que os atores infantis pudessem reagir a algo real, dando o exemplo na cena de xadrez do primeiro longa.
“A cena de xadrez era 95% prática. Tem poucos efeitos visuais na cena. Eu amo as performances das crianças naquela cena, porque eles estão lidando com explosões reais. Eles estão lidando com peças de xadrez gigantes e reais. Nós construímos tudo”, explicou ao site Polygon.
Esqueceram de Mim influenciou até o design de produção de Harry Potter
Além da experiência de trabalhar com atores jovens, Chris Columbus contou que a sua experiência com o design de produção de Esqueceram de Mim também influenciou sua visão para Harry Potter.
“Eu disse para cada um dos meus chefes de departamento [em Esqueceram de Mim], eu quero que este filme pareça atemporal (…) Tudo do guarda-roupa ao papel de parede – tudo tinha que ter uma qualidade atemporal. Nós trouxemos esta sensibilidade para Harry Potter”, explicou Columbus.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.