Nos últimos dias, o bilionário Elon Musk entrou em uma verdadeira batalha com a justiça brasileira. Isso porque o dono de empresas como a Tesla e a rede social X se envolveu em polêmicas com o Supremo Tribunal Federal (STF) no Brasil por questões de liberdade de expressão na plataforma.
E a situação lembrou o público de um filme de Steven Spielberg, lançado em 2017, justamente por explorar o relacionamento dos donos de meios de comunicação com o poder político, além de tecer comentários sobre os verdadeiros motivos sobre a busca de “liberdade de expressão”.
Trata-se do filme The Post – A Guerra Secreta, estrelado por nomes como Meryl Streep e Tom Hanks, que dramatiza uma história real ocorrida em meados da década de 1970 sobre os bastidores do vazamento de informações que foram escondidas por pelo menos quatro presidentes dos Estados Unidos.
O filme retrata a história real de um grupo de jornalistas do The Washington Post na tentativa de publicar os infames “Pentagon Papers”, um conjunto de documentos confidenciais sobre o envolvimento do governo americano de forma corrupta em diversos conflitos armados ao longo de anos.
The Post foi aclamado pela crítica, principalmente pela direção de Spielberg e pelas atuações do elenco, além das referências à vida real, que chegaram a servir de crítica até mesmo para o ex-presidente Donald Trump. O filme foi indicado a diversos prêmios, além de ter sido eleito um dos 10 melhores filmes do ano pela revista Time.
Mais sobre The Post: trama e elenco do filme na Netflix
A dona do jornal The Washington Post, Kat Graham, e busca meios de se capitalizar, lançando suas ações na Bolsa de Valores, ganhando fôlego financeiro. Para valorizar o trabalho, o editor-chefe do jornal está em busca de uma grande notícia que pode ajudá-los a subir o patamar.
E a oportunidade surge quando, após o presidente Richard Nixon processa o New York Times por uma série de matérias expondo documentos sigilosos do Pentágono, estes mesmos documentos param na mão da equipe, que agora precisam defender a liberdade de imprensa para publicar o caso.
Além de Tom Hanks e Meryl Streep, o elenco do filme também conta com nomes como Bob Odenkirk, Sarah Paulson, Alison Brie, Matthew Rhys, Philip Casnoff, Bruce Greenwood, entre outros. Além da Netflix, The Post também está disponível no catálogo do Star+ e Globoplay. Assista ao trailer: