Com greve, gravações de todas as séries são interrompidas – exceto esta
Pela primeira vez em 15 anos, o Sindicato de Roteiristas de América, o Writers Guild of America (WGA) no original, anunciou que irá entrar em greve. Com o ocorrido, que já vinha sendo especulado há algumas semanas, várias produções acabaram sendo interrompidas. Uma exceção é a série da HBO A Casa do Dragão, que continua filmando sua segunda temporada no Reino Unido.
Segundo a Variety, a greve não vai atrapalhar o cronograma de gravações porque os roteiros de todos os episódios já foram finalizados há algum tempo. As filmagens começaram em abril. Não se sabe como a HBO vai lidar caso os roteiros precisem ser revisados ou reescritos.
Algumas produções que tiveram que ser pausadas por causa da greve são Cobra Kai, Abbott Elementary, Late Night with Seth Meyers, Saturday Night Live e Yellowjackets (via Collider).
Entenda a greve dos roteiristas de Hollywood
A greve começou após o sindicato de roteiristas tentar, sem sucesso, uma série de acordos entre estúdios, plataformas e talentos para aumentar o salário dos escritores.
“As negociações entre o AMPTP (Alliance of Motion Picture and Television Producers) e o WGA foram concluídas sem acordo hoje”, dizia um comunicado emitido pela WGA na segunda-feira (1).
O grupo se queixa da dificuldade de receber salários justos segundo a inflação, a falta de pagamento por ganhos residuais e a encomenda por temporadas de televisão mais curtas. A greve também ocorre devido a uma discussão sobre o uso de tecnologia, especificamente Inteligência Artificial.
O sindicato dos roteiristas quer uma legislação que impeça que IA seja usada para adaptar ou escrever qualquer tipo de material. Já a AMPTP pede reuniões anuais para discutir o uso da tecnologia.
Os ganhos residuais são os valores que criadores ganha sob produções que são reprisadas. Nas plataformas de streaming, a reclamação é que o valor passado para os roteiristas é fixo, independente do sucesso das produções.
O sindicato também quer acabar com as mini-salas de roteiristas, que um grupo de profissionais é contrato e dispensado até antes da produção ser aprovada. Segundo o Omelete, a proposta é que os roteiristas tenham “pelo menos, dez semanas de trabalho garantidas e receber uma bonificação de 25%. A resposta da AMPTP foi uma bonificação de 5% para serviços semanais, aplicável apenas quando três ou mais roteiristas forem contratados por dez semanas ou menos – antes da aprovação da produção”.
A última greve foi em 2008-2009 e prejudicou produções como Breaking Bad, Grey’s Anatomy e Lost, que tiveram temporadas encurtadas. Outros projetos chegaram a ser cancelados.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.