“Oppenheimer”, dirigido e escrito por Christopher Nolan chega aos cinemas brasileiros hoje (20) e está cotado para entrar em várias premiações de cinema no futuro, incluindo o Oscar 2024.
O longa, que tem 3 horas de duração, conta a história de J. Robert Oppenheimer, interpretado por Cillian Murphy (Peaky Blinders), o cientista americano por trás do projeto da primeira bomba atômica que eventualmente iria parar a segunda guerra mundial.
Qual a idade recomendada para assistir Oppenheimer?
Embora a premissa do filme não se passe nos campos de batalha da 2ª guerra mundial, “Oppenheimer” conta com cenas de violência, drogas lícitas e conteúdo sexual, o que coloca a classificação indicativa do filme na categoria para maiores de 16 anos.
O longa é descrito como drama de guerra e pela premissa do filme, a narrativa vai tocar em temas paralelos à guerra, bem como dramas pessoais do próprio Oppenheimer que, contrariando o conselho de Albert Einstein, ajuda os Estados Unidos no desenvolvimento da primeira arma nuclear da história.
O filme é dividido em antes e depois da criação e lançamento das duas bombas nucleares em Hiroshima e Nagasaki, e “Oppenheimer” em essência promete ser um filme tenso, pesado e cheio de drama, tocando em temas extremamente sensíveis, e talvez um pouco polêmicos.
O filme biográfico talvez já não seja uma boa pedida pra pessoas que sejam mais sensíveis aos temas abordados no filme, mas a Secretaria Nacional de Justiça, órgão responsável pelas classificações indicativas de filmes e séries no Brasil, estipula a idade mínima de 16 anos.