Entre os grandes clássicos da música estadunidense certamente está o America. Formado em 1970, o America é a banda responsável por hits como “A Horse With no Name”, que junto de outros sucessos da banda, são influentes até hoje na cultura pop.
O que poucos sabem é que, após o fim dos Beatles em 1970, um músico, maestro e produtor que ficou conhecido como o “quinto Beatle“, acabou se tornando produtor da banda naquela época. George Martin, o responsável por discos como o inovador Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, se uniu ao America em 1974.
Martin começou a trabalhar com os rapazes a partir do álbum Holiday (1974), e a parceria durou até 1977, colecionando três álbuns no caminho: Hearts (1975), Hideaway (1976) e Harbor (1977). Os sucessos de Martin com a banda incluíram músicas como “Tin Man”, “Lonely People”, “Sister Golden Hair” e “Daisy Jane”, entre outras.
Vale lembrar que o America fez muito sucesso com seu primeiro single e álbum de estreia, e repetiu a façanha durante a parceria com Martin, tendo os dois primeiros atingindo o top 5 da Billboard 200, enquanto os dois últimos chegaram ao top 20.
Dewey Bunnell, o vocalista da banda, contou em entrevista à Billboard que trabalhar com Martin era algo muito fluido e que o produtor não era um tirano durante a produção.
“[…] Nós nos demos muito bem. Também tínhamos o humor britânico. […] Ele não governou com mão de ferro, realmente. (Martin) apenas esperava que seguíssemos o cronograma”, contou Bunnell.
Mais sobre o quinto Beatle: carreira de George Martin
Nascido em Holloway, uma pequena cidade a norte de Londres, em 1926, George Martin era um autodidata na música. Isso porque, aos 16 anos, ele aprendeu a tocar piano sem a ajuda de um professor. Martin veio de uma infância humilde, que ainda não poderia lhe fornecer uma educação musical.
Entre 1947 e 1950, George estudou na Guildhall School of Music and Drama, especializando-se em piano e oboé, influenciado por diversos estilos musicais. Após se formar, ele trabalhou no departamento de música clássica da BBC, entrando na EMI em 1950.
Em uma carreira de 60 décadas, Martin trabalho no cinema, televisão e espetáculos ao vivo, além de ter construído uma carreira imensa produzindo grandes nomes da música. Além dos Beatles e do America, Martin também trabalhou junto de nomes como Michael Jackson, Bee Gees, Elvis Presley, Rolling Stones, Linkin Park, entre outros.
George Martin faleceu no dia 8 de março de 2016. Seu trabalho e influência sempre é lembrado com muito carinho por todos os artistas com quem já trabalhou. Martin é considerado um dos maiores produtores musicais de todos os tempos, emplacando diversos hits nas paradas do Reino Unido e EUA.