Clarence Gilyard Jr.: quem era o ator de Top Gun – Ases Indomáveis que morreu em 2022

Sempre lembrado como o sargento Sundown, um grande amigo do personagem de Tom Cruise, Pete “Maverick”, no clássico filme Top Gun – Ases Indomáveis, o ator Clarence Gilyard Jr. ganhou muito destaque com o papel, mas infelizmente, não conseguiu reprisá-lo em 2022.

Isso porque o ator acabou falecendo naquele mesmo ano, aos 66 anos de idade. A causa da morte não foi revelada, mas segundo uma matéria da revista Variety, Gilyard não resistiu a “uma longa doença”, confirmando que o astro já estava debilitado há algum tempo.

image 21

Gilyard nasceu em 24 de dezembro de 1955 em Moses Lake, Washington. Ele era filho de militar, o que fez com que ele acabasse se mudando constantemente entre bases situadas em diferentes estados americanos. Posteriormente, ele chegou a integrar a Força Aérea, mas decidiu fazer faculdade e se graduou ator.

Apesar de ser bastante conhecido por seus papéis no cinema, Gilyard se tornou professor na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Nevada, em Las Vegas, onde lecionava cinema e teatro. Inclusive, o comunicado sobre sua morte foi emitido pela faculdade, onde ele trabalhava desde 2006.

Outros papéis famosos de Clarence Gilyard Jr.

A carreira de Clarence Gilyard Jr. teve início na televisão, com algumas participações especiais, até que recebeu uma grande chance com Top Gun em 1986. A partir disso, a carreira do ator finalmente decolou, garantindo sua presença em outras franquias de sucesso.

Dois anos depois, interpretou o habilidoso gênio da tecnologia Theo em Duro de Matar. Porém, seu papel de maior destaque foi justamente na TV ao lado de Chuck Norris na série Walker, Texas Ranger, que foi ao ar entre 1993 e 2001.

Na produção, Gilyard interpretou Jimmy Trivette,  um ex-jogador de futebol que, agora policial no Texas, era parceiro de Cordell Walker, personagem de Norris. A série ficou no ar por 8 temporadas e chegou a render um telefilme.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.