Clara Bow, inspiração de música de Taylor Swift, foi a primeira “It-Girl”
Em seu novo álbum, “The Tortured Poets Department”, Taylor Swift traz várias referências que você provavelmente teve que pesquisar, como Dylan Thomas, Patti Smith, o Chelsea Hotel e Clara Bow. Essa até ganhou uma música com o seu nome, o encerramento da versão simples do disco. Uma das primeiras grandes estrelas do cinema, Clara Bow (“Asas”) também foi a primeira “It-Girl” da história.
Quem foi Clara Bow?
Clara nasceu em 1905, no Brooklyn, em Nova York, e, nas palavras do seu biógrafo David Stenn, vivia “no tipo de pobreza mais brutal que se conhecia na época”. Ela teve uma infância difícil, com um pai abusivo e uma mãe com problemas emocionais que tentou até matar a própria filha.
Com apenas 16 anos, ela mandou sua foto para um concurso da sua revista preferida e isso foi a sua porta de entrada para o mundo do cinema. Um executivo enxergou o potencial da atriz e ela começou a trabalhar em vários filmes, ainda na era do cinema silencioso. Clara se tornou uma das maiores estrelas dos anos 1920 e a representação perfeita das “flappers girls” daquela década.
O biógrafo de Clara comentou que a atriz tinha uma naturalidade ainda inédita diante da tela, sem os maneirismos e o ar melodramático que olhos atuais enxergam nas estrelas da época. “A América se apaixonou por Bow por causa de sua beleza de olhos grandes e ‘baby-face’, mas também porque ela era despreocupada, enérgica, segura de si mesma e independente. Seu fascínio não era sobre ser obscuramente sedutora ou altivamente elegante, mas sobre estar confortável em sua própria pele. Ostentando cabelos curtos e vestidos curtos, ela saía e agarrava o que quisesse – e quem quisesse. Ela era o arquétipo da mulher moderna”, afirma matéria da BBC de 2014 sobre a atriz.
Como Clara Bow se tornou a primeira “It-Girl”
Em 1927, Clara estrelou o filme silencioso “It” – ele ganhou o nome “O não Sei que das Mulheres” no Brasil. Nele, ela interpretava uma vendedora que tentava conquistar um playboy. O filme fala mais de uma vez sobre um “IT”, um fator misterioso de algumas mulheres. Nas palavras do longa, quem tem o tal “It” precisa ter um apelo sexual irresistível, uma autoconfiança e uma despreocupação em agradar os outros. Qualidades que definiam bem a personagem de Clara Bow no filme… e a própria atriz.
Por causa deste filme, a atriz ganhou o apelido de “It-Girl”, tanto por ser “a menina do filme ‘It”, quanto por ter essa espécie de faísca que fascinou tanto o público naquela década – e, pelo jeito, este fascínio vai continuar pelos próximos anos.
Fonte: BBC.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.