Surgido no final da década de 1970, o city pop é um tipo de “pop japonês”, também conhecido como “new music”. O estilo atingiu seu pico na década de 1980, mas começou a desaparecer pouco tempo depois.
Muito influenciado pela música ocidental, o gênero utiliza uma gama de estilos como o AOR, soft rock, R&B, funk e boogie, e marcava a era da fantasia capitalista do Japão. Seu nome se deu devido à remeter os estilos de vida urbanos através da música.
Além disso, o estilo acabou sendo associado a uma nascente explosão econômica do país e a uma ascensão tecnológica pós- Segunda Guerra. Grande parte do dinheiro passou a ser investido em tecnologia, incluindo videogames, automóveis, dispositivos de composição e reprodução de áudio, dentre outros.
Porém, mesmo assim, o city pop perdeu o apelo popular após a década de 1980 e foi ridicularizado pelas gerações japonesas mais jovens. Na época, o país passou por uma bolha financeira e imobiliária, quando o setor inflacionado gerou um colapso econômico, o que afetou o setor fonográfico e, consequentemente, gerou o esquecimento do city pop.
Entretanto, em meados de 2010, o city pop ganhou uma segunda chance graças à internet e, principalmente, vaporwave e future funk, dois estilos musicais que possuem muitas semelhanças com o original japonês.
Neste estilo musical, geralmente são usados samples de grandes hits da era disco do anos 1970 e 1980 mesclados aos vocais de alguma cantora japonesa. Este esforço, junto à redescoberta da música “Plastic Love”, da cantora Mariya Takeuchi, apresentaram o city pop à um público que o abraçou fortemente.
A influência do city pop na música
Atualmente, o city pop conquistou uma enorme legião de fãs, assim como também vem influenciado diversos artistas, além do vaporwave e future funk. O astro pop The Weeknd, por exemplo, apresentou muitas influências do estilo na música “Out of Time”.
Outro nome que tem se influenciado bastante do estilo é a idol sul-coreana Yubin. Quando fez seu debut em carreira solo em 2018, ela lançou o single Lady, que é repleto de referências ao gênero japonês tanto na composição quanto no clipe.
No Brasil, o músico Ed Motta é um dos principais representantes do gênero. Além de lançar um disco em 2013 inspirado no estilo musical japonês, chamado AOR, o cantor ainda contribuiu com uma edição digital da lendária revista de música Wax Poetics, montando uma mixtape e falando um pouco dos principais artistas que o influenciaram.
O trabalho de artistas deste nível prova que o estilo está mais vivo do que nunca, e continua influenciando músicos ao redor de todo o mundo. Atualmente, graças aos aplicativos de streaming, o city pop pode ser encontrado facilmente.