Segundo uma constatação do site Tenho Mais Discos do Que Amigos, a página do Iron Maiden no Spotify, onde a banda tem 7,3 milhões de ouvintes mensais, aponta que a maioria dos ouvintes são brasileiros, e mais especificamente de São Paulo.
Isso porque, segundo a informação, São Paulo possui pelo menos 220 mil ouvintes mensais da banda, ultrapassando Santiago, no Chile, com 216 mil, Cidade do México com quase 180 mil e até mesmo Londres, a capital do país natal da banda, com 118 mil ouvintes mensais.
Em um outro levantamento, desta vez publicado pelo G1, foi constatado que o Brasil é o país que mais ouve Iron Maiden no mundo. O levantamento considerou a reprodução das músicas via YouTube – que, embora seja conhecido por reproduzir vídeos, também é muito usado para tocar música de forma geral.
Utilizando as atrações do Rock In Rio como a régua, nos dados obtidos, foi descoberto que 13,8% dos streams do Iron Maiden na plataforma são de ouvintes brasileiros, liderando as pesquisas. A única banda que se aproxima é o Red Hot Chili Peppers com 13,5%.
“Maiden loves Brazil”
O “caso de amor” do Iron Maiden com o Brasil começou há muito tempo: em 11 de janeiro de 1985, quando o grupo se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio. Atualmente, a banda já fez pelo menos 11 apresentações no país, acumulando mais de 40 shows em solo nacional.
Em entrevista à revista oficial número 87 do Fã Clube da banda, distribuída a membros associados ao fã clube, Bruce Dickinson, o vocalista, declarou que prefere o Brasil, dentre todos os outros países. Segundo Bruce, a paixão mais verdadeira pelo Metal e pela banda em si é muito intenso no público brasileiro.
“[…] o público lá é fantástico. Eu tenho um carinho pelos fãs brasileiros. Há algumas audiências que são fanáticas por heavy metal. Mas os brasileiros são fanáticos por Maiden, metal em geral e tudo o mais em relação a música – isso é diferente e é o que eu gosto.”
“Eles não estão lá apenas parecendo furiosos, eles estão mostrando toda sua paixão, do mesmo modo como jogam futebol – não é apenas um jogo, é bem mais que isso para eles”, concluiu Dickinson.
No ano passado, a banda concluiu sua turnê Legacy of the Beast Tour – 2022, que passou por grande parte da Europa e América. Para 2023, a banda prepara a turnê The Future Past Tour, que se inicia em maio na Europa.