Christopher Nolan não quer mais fazer filmes de baixo orçamento e explica o motivo

Em entrevista para a TIME, o diretor de “Oppenheimer” (2023), Christopher Nolan elegeu “Aftersun” (2022) e “Vidas Passadas” (2023) como alguns dos seus filmes recentes preferidos. Filmes de orçamento pequeno e focados em poucos personagens, as duas produções têm pouco – ou quase nada – a ver com os trabalhos grandiosos que marcaram a carreira do diretor, pelo menos, pela última década.

Nolan definiu “Aftersun” como um filme “lindo” e elogiou “Vidas Passadas” por ser “sutil de um jeito muito bonito”. Mas ele gostar de um filme sutil não quer dizer que ele mesmo tenha interesse de fazer um filme nessa linha.

“Eu me sinto atraído por trabalhar em grande escala porque sei o quão frágil é a oportunidade de conseguir esses recursos”, explicou o diretor para a TIME. “Eu sei que tem tantos cineastas por aí no mundo que dariam um rim para ter um recursos que eu reúno, e sinto que tenho a responsabilidade de usá-los do jeito mais produtivo e interessante.”

“Oppenheimer” está longe de ser um filme “barato”, com um orçamento estimado em US$ 100 milhões – sem contar os gastos com marketing e distribuição – mas sai um pouco da “megalomania” de projetos anteriores de Nolan, como “Tenet” (2020) e “Interestelar” (2014).

“Eu diria que esse é um dos projetos mais íntimos em que eu já trabalhei com Chris [Nolan]”, comentou o diretor de cinematografia de “Oppenheimer”, Hoyte van Hoytema, para a TIME. “A cinematografia é muito sobre o rosto das pessoas. Os rostos se tornam paisagens.”

Oppenheimer: até quando fica em cartaz nos cinemas?
Foto: reprodução/India Today

Christopher Nolan deve ganhar seu primeiro Oscar com “Oppenheimer”

A cinebiografia do cientista conhecido como “pai da bomba atômica” recebeu 13 indicações ao Oscar 2024, sendo o mais indicado desta edição. Uma das categorias é de Melhor Direção, com Nolan sendo o preferido ao prêmio. Caso ele vença, esse será o seu primeiro Oscar. Sua única outra indicação como diretor tinha sido por “Dunkirk” (2017).

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.