Christopher Nolan está de volta aos cinemas. Depois do turbulento lançamento de Tenet, o diretor norte-americano lançou Oppenheimer na última semana e já está coletando os louros de seu sucesso. No entanto, algumas pessoas parecem ter ficadas confusas com o final do filme.
Em entrevista com Hugo Décrypte, Christopher Nolan destacou que o público “não precisa entender” os seus filmes, citando que eles podem apenas “sentir” suas tramas narrativas. Embora Oppenheimer não tenha um final tão enigmática, tal afirmação vem de outras produções, como A Origem, Interestelar e Tenet.
Segundo Nolan, é importante “preservar o mistério” sobre suas tramas e por isso que estas não costumam ser tão conclusivas como alguns espectadores gostariam. Portanto, sua recomendação é não ir ao cinema esperando um desfecho concreto.
Oppenheimer: saiba mais sobre filme de Christopher Nolan
Dirigido por Christopher Nolan, Oppenheimer mostra o crescimento de J. Robert Oppenheimer em sua jornada de estudos pela Europa e seu consequente retorno aos Estados Unidos, trazendo suas teorias de mecânica quântica para o continente. Com o avanço científico da época, o físico é encarregado do Projeto Manhattan, um projeto governamental com o intuito de criar uma bomba atômica.
Oppenheimer é interpretado por Cillian Murphy e recrutado por Leslie Grooves, general interpretado por Matt Damon. O longa mostra as relações do protagonista com diversas pessoas de seu círculo social – muitas vezes comunista – e com outros notórios físicos da época, como Niels Bohr, Ernest Lawrence e Albert Einstein.
Emily Blunt interpreta Kitty Oppenheimer, sua esposa, bióloga e ex-membro do Partido Comunista, enquanto Florence Pugh dá vida a Jean Tatlock e Robert Downey Jr. é o oficial da Marinha Lewis Strauss. Rami Malek, Benny Safdie, Michael Angarano, Josh Hartnett, Kenneth Branagh, Dane DeHaan e Jack Quaid completam o elenco.