Um dos maiores diretores de Hollywood atualmente, Christopher Nolan raramente precisa se preocupar com números de bilheterias ou escalação de atores para seus filmes. Ao longo da última década, o diretor lançou quatro filmes – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Interestelar, Dunkirk e Tenet -, todos com grandes elencos.
Porém, exceções acontecem. Durante sua carreira, Nolan recebeu diversas respostas negativas de atores. Abaixo, iremos elencar alguns dos atores que recusaram papéis nas produções do diretor.
Anthony Hopkins em Batman Begins
Em todas as adaptações dos quadrinhos do Homem-Morcego, Alfred sempre é retratado de duas formas: elegante e britânico. Na década de 90, Michael Gough deu vida ao personagem, enquanto a adaptação mais recente teve Andy Serkis como uma versão mais jovem do mordomo. Na obra de Nolan, Anthony Hopkins quase ficou com o papel, mas, por motivos indefinidos, Alfred foi vivido por Michael Caine na trilogia.
Josh Hartnett em Batman Begins
Por falar em Batman, Christian Bale nem sempre foi o mais cotado para viver o protagonista. Em busca de uma performance série, Nolan gostou de Josh Hartnett por seu papel em Falcão Negro em Perigo. Porém, o ator ficou receoso de que interpretar um herói pudesse marcar sua carreira negativamente e recusou o convite do diretor. Pouco depois, Harnett negou, também, viver o Super-Homem em Superman – O Retorno. A escolha de Hartnett provou não ter sido a melhor. De acordo com o ator, sua relação com Nolan ficou bastante machucada e o diretor negou um papel em O Grande Truque. Anos depois, a relação de ambos parece ter melhorado, uma vez que o ator fará parte de Oppenheimer, próximo filme de Nolan.
Matt Damon em O Cavaleiro das Trevas
Mais uma vez um ator recusou participar de Batman, agora em sua sequência. Matt Damon era a escolha perfeita de Nolan para interpretar Harvey Dent no filme de 2008. O personagem, que inicia a trama como bom moço, transforma-se no vilão Duas Caras, responsável por algumas das melhores cenas do longa. No final, o papel ficou com Aaron Eckhart. Em uma entrevista ao podcast Happy Sad Confused, o ator revelou o motivo de ter recusado. “Havia algum outro grande filme, com um papel maior e eu pensei ‘não posso interpretar Harvey Dent, esse é um papel relativamente pequeno, mas posso ser o protagonista dessa outra produção’.”
Brad Pitt em Amnésia
Uma escolha lógica, não apenas pela qualidade de Pitt, mas também por sua interpretação recente em Clube da Luta, de David Fincher. O astro de Hollywood, inclusive, leu e gostou do roteiro, mas a parceria com Nolan não foi pra frente. Em seu lugar, o ator Guy Pierce aparentou estar bastante envolvido com o roteiro e ficou com o projeto.
Will Smith em A Origem
Depois de lançar O Cavaleiro das Trevas, Nolan, de fato, tornou-se um dos grandes nomes de Hollywood. Assim, o diretor recebeu mais liberdade com os estúdios e passou a experimentar com obras mais complexas e confusas. A Origem não fazia parte de nenhuma franquia e a Warner Bros. pediu que fosse escalado um elenco de peso. Nolan aceitou a missão e buscou contratar ninguém menos do que Will Smith para atuar como o protagonista Dom Cobb. Não foram revelados motivos para a recusa de Smith, mas o papel acabou ficando com Leonardo DiCaprio.