Lançado em 2014, o filme “Chef” estreou nos cinemas e levou para as telonas uma trama estrelada por Jon Favreau, no qual também foi o responsável pelo roteiro e pela direção do longa-metragem. Além de Favreau, a atração da Sessão da Tarde desta segunda-feira (09/09) também contou com Sofía Vergara, John Leguizamo, Scarlett Johansson, Oliver Platt, Bobby Cannavale e Dustin Hoffman junto com Robert Downey Jr. em uma participação especial no elenco.
Na trama, conhecemos Carl, um badalado chef de Los Angeles que não aceita as ordens do dono do restaurante por querer inovar o cardápio todo dia, ao invés de servir o que as pessoas querem. Quando um renomado crítico avalia negativamente o local, Carl fica furioso e vai tirar satisfação. Mas, essa briga é filmada e Carl acaba destruído sua carreira, pois é demitido e nenhum outro restaurante quer contratá-lo. Sem recursos, ele aceita ajuda da sua ex-esposa para reiniciar a vida comandando um trailer de comida.
Chef é baseado em uma história real?
O filme não foi baseado em uma histórias real, mas Jon Favreau quis escrever um roteiro com semelhanças na realidade, no qual se aprofundou para desenvolver o enredo de um chef famoso inspirado na sua própria vida como cineasta. Por ser filho de pais separados, Favreau decidiu fazer de seu protagonista Carl Casper um divorciado e trouxe alguns problemas disso sendo refletidos no filho do personagem, Percy.
Favreau também se inspirou em seus filmes anteriores para os locais de Chef, focando principalmente em cidades norte-americanas que se sentia confortável, como o Little Havana, em Miami, no qual conheceu através do colega de elenco de Homem de Ferro, Robert Downey Jr.
Para elaborar o personagem, Favreau também se baseou no famoso chef Roy Choi, com quem ele passou a apresentar o “The Chef Show” da Netflix. Ele também leu livros de chefs, como de Anthony Bourdain. Dentro dessas pesquisas, descobriu semelhanças claras entre sua própria vida e a história que ele estava tentando contar.